Exigência Expressa: O novo Drive Thru do INSS para Entrega de Documentos

Exigência Expressa: O novo Drive Thru do INSS para Entrega de Documentos

Vamos falar hoje sobre um novo serviço criado pelo INSS chamado Exigência Expressa, que está sendo chamado de Drive Thru do INSS. 

O que é a Exigência Expressa?

Exigência Expressa nas agências do INSS
Fotografia: Mark Hillary

 

A Exigência Expressa é um serviço que possibilita que os beneficiários, mesmo com as agências do INSS fechadas, possam entregar os documentos que estão faltando para que os seus processos sejam concluídos.

Para agilizar o recebimento dessa documentação, foram disponibilizadas urnas especiais que ficam localizadas nas entradas das agências do INSS. Assim, o interessado pode depositar na urna uma cópia simples do documento que precisa ser entregue ao INSS, sem qualquer contato físico com outra pessoa.

Lembrando que o atendimento presencial nas mais de 1,5 mil agências do INSS está fechado desde o fim de março devido às medidas de isolamento social decorrentes da crise.

PUBLICIDADE

 

Como a Exigência Expressa funciona?

Para usar o novo serviço de Exigência Expressa é preciso agendar previamente.

Você poderá fazer esse agendamento de duas formas:

Antes de agendar é preciso ter em mãos o número do protocolo do benefício que está em análise, assim como o nome completo e CPF da pessoa que irá depositar os documentos na urna.

Você também precisará preencher um formulário declarando a autenticidade e veracidade das informações prestadas e esse formulário assinado deverá estar no envelope a ser depositado nas urnas, juntamente com uma cópia do RG e dos demais documentos solicitados na exigência.

PUBLICIDADE

O INSS salienta que “Não são aceitos documentos originais e que as cópias não precisam ser autenticadas em cartório. É imprescindível, porém, que estejam legíveis e sem rasuras”

É também importante destacar que o envelope precisa ser lacrado e identificado antes de ser depositado nas urnas. As informações de identificação que devem constar no envelope são:

  • nome completo
  • CPF
  • endereço
  • telefone
  • email
  • e número do protocolo de agendamento

As urnas estão disponíveis para depósito dos envelopes de segunda a sexta, de 7 às 13h, em cerca de 803 cidades brasileiras.

Aqui nesse link você pode consultar em quais cidades o serviço de Exigência Expressa do INSS está disponível.

PUBLICIDADE

Também é importante destacar que esse serviço não é válido para os pedidos de Auxílio Doença, ok? Nesse caso, os documentos precisam ser anexados pelo Meu INSS.

E depois da da entrega do envelope com os documentos, o INSS escaneia todos os documentos entregues e, na sequência, os seus servidores dão continuidade ao processo de beneficiário. O andamento dessa análise pode ser acompanhado através do Meu INSS ou do telefone 135.

E então? O que você achou dessa nova modalidade de entrega de documentação ao INSS? Comente aqui embaixo e deixe a sua opinião.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta