CGU apura falha no sistema do Auxílio Brasil em 2022 durante mandado de Jair Bolsonaro

Apagão comprometeu o sistema do cadastro único e prejudicou milhares de famílias
Falha no sistema do Cadastro Único

Nos últimos dias, o ministério do Desenvolvimento Social, encontrou algumas falhas no sistema responsável pelo cadastro único, que ocorreram durante o mandato de Jair Bolsonaro.

Por conta desse problema no sistema, milhares de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e que ainda estão na fila de espera pelo Auxílio Brasil foram prejudicadas, pois de acordo com o Ministro Wellington Dias, milhares dessas pessoas que possuem o direito a participar do programa, ficaram de fora.

E por isso o programa busca ativa será tão importante, pois o governo com o apoio dos estados e municípios, vão atrás dessas famílias que precisam, mas que ainda não recebem por conta dessas irregularidades.

O CGU juntamente com a AGU vai investigar essa situação.

Falha no sistema do cadastro único em 2022

Em agosto de 2022, uma grave interrupção no fornecimento de energia elétrica provocou uma interrupção no funcionamento dos dispositivos que são responsáveis pelo cadastramento de famílias nos programas sociais, incluindo o Auxílio Brasil.

Falha no sistema do Cadastro Único
Falha no sistema do Cadastro Único

De acordo com Wellington Dias há fortes indícios de que isso tenha acontecido de forma proposital, pois com os equipamentos danificados e com a interrupção dos serviços, foi permitida a entrada de 4,1 milhões de pessoas entre julho a dezembro.

Isso aconteceu porque essas pessoas entraram no programa sem que os seus dados pessoais fossem checados e dessa forma, milhares de pessoas que não possuem o direito ao benefício estão recebendo de maneira irregular.

Wellington Dias disse que, “São muito fortes os indícios de que esse apagão tenha sido feito com o propósito de, ao se perder o controle, a capacidade de passar pela análise criteriosa, e assim fazer uma política eleitoral com o uso de um programa social robusto como o do Auxílio Brasil”.

Esse sistema é fundamental para o bom funcionamento da manutenção do cadastro do Bolsa Família e por esse motivo, segundo o ministro, o sistema está sendo reativado para que ainda em fevereiro ele possa estar disponível.

Dias completou ainda dizendo que o governo fará um contrato emergencial para a gestão desse sistema, pois o anterior não foi renovado.

O episódio está sendo investigado pela AGU (Advocacia Geral da União) e pela CGU (Controladoria Geral da União).

Por esse e por outros motivos, o governo está realizando uma averiguação cadastral no CadÚnico, pois dessa forma eles conseguiram encontrar essas pessoas que estão com irregularidades nos dados para retirarem do programa, fazendo com que vagas sejam disponibilizadas para as famílias que realmente precisam.

Programa Busca Ativa para o Auxílio Brasil – O que é?

Com o pente-fino sendo executado, a partir deste mês de fevereiro, o Governo Lula irá se concentrar na execução da busca ativa no Bolsa Família.

O programa Busca Ativa é um projeto que será executado através de uma parceria entre os ministérios do Desenvolvimento e do Planejamento, essa medida disponibilizará assistentes sociais por todo o país visando a identificação de famílias vulneráveis que possuem o direito aos benefícios sociais porém, ainda não fazem parte do Cadastro Único.

CRAS
Fonte:G1

O objetivo da busca ativa no Bolsa Família é identificar essas famílias, inseri-las no sistema do CadÚnico possibilitando assim, que se tornem elegíveis aos programas de transferência de renda disponibilizadas pelo governo federal.

Para que todo esse processo seja executado, o ministro do Desenvolvimento, Wellington Dias, disse que precisará contar com o apoio dos municípios e repasse de recursos.

Lula determinou que os valores do Auxílio Brasil devem ser devolvidos? Verdadeiro ou falso?

Nos últimos dias está circulando um vídeo nas redes sociais de uma reportagem que foi feita pelo SBT e junto a essa reportagem, boatos sobre o governo de Lula e o que ele pretende fazer com o programa de distribuição de renda, o chamado Auxílio Brasil.

Lula fala sobre Auxílio Brasil
Lula fala sobre Auxílio Brasil

Nessas publicações os boatos são que o atual presidente teria determinado que os valores recebidos através do Auxílio Brasil fossem devolvidos para o governo juntamente com os valores referentes ao Imposto de Renda.

Essa informação é falsa.

O vídeo que está circulado diz respeito a devolução do Auxílio Emergencial que foi pago em 202 durante o período da pandemia, na declaração do imposto de renda de 2021.

Ou seja, o vídeo está circulando fora de contexto.

Portanto tomem cuidado no que acreditam nas redes sociais, é sempre muito importante procurar fontes confiáveis para fazer suas pesquisas.

Até o momento o presidente Lula ainda não falou nada sobre os beneficiários precisarem devolver o valor referente ao Auxílio Brasil para o governo e isso é muito pouco provável que aconteça, então podem ficar despreocupados.