Matriz Swot Original

matriz swot

Muito se fala a respeito da matriz swot, mas como ela funcionava originalmente? Afinal, como é a matriz swot original?

Em outro artigo, contamos a história dessa conhecida ferramenta de estratégia organizacional e planejamento estratégico.

matriz swot original desenvolvida por uma equipe de cientistas de Stanford funcionava assim…

O primeiro passo para o desenvolvimento da matriz swot é perguntar: “O QUE HÁ DE BOM E RUIM NA OPERAÇÃO?”. Tal pergunta faz surgir a seguinte imagem inicial.

 
matriz swot

Em seguida, pergunta-se: “O QUE É BOM E RUIM NO PRESENTE E NO FUTURO?”, o que nos conduz a uma nova imagem da matriz swot, um pouco mais complexa que a anterior.

 
matriz swot

Com base no diagrama acima, os estudiosos resolveram batizar cada um dos quadrantes do esquema.

Desse modo, O que é Bom no Presente é SATISFATÓRIO (Satisfactory).

 
matriz swot

O que é Bom no Futuro é uma OPORTUNIDADE (Opportunity).

 
matriz swot

Em seguida, temos que o que é Ruim no Presente é uma FALHA (Fault)

 
matriz swot

E, por fim, o que é Ruim no Futuro é uma Ameaça (Threat)

 
matriz swot

E foi coletando as iniciais de cada quadrante que nasceu a expressão S.O.F.T.

SOFT? Mas não seria matriz SWOT?

Sim! Sim!

É que com o tempo, algumas palavras foram alteradas dando origem a expressão como a conhecemos hoje: SWOT.

 
matriz swot

Em seguida, os itens devem ser distribuidos em 6 categorias de planejamento, quais sejam:

  • Produto;
  • Processo;
  • Cliente;
  • Distribuição;
  • Finanças;
  • Administração.

Tal categorização permite delimitar as prioridades de curto e longo prazo e, desse modo, definir o que será feito coletivamente ou individualmente.

Tudo fica mais simples quando essa distribuição se encerra, tornando-se fácil convertê-la em um Plano de Ação que diz o que a equipe deve fazer em cada uma das categorias. Não é por menos que um dos estudiosos que liderava o grupo de Stanford afirmou que “a SWOT identifica todas as reivindicações sobre a atenção da administração”.

Por fim, algumas dicas devem ser consideradas:

  1. Dê a todos os membros da equipe a oportunidade de apresentar suas visões pessoais sobre o que consideram Bom e Ruim/ Presente e Futuro, do ponto de vista da posição delas dentro da organização.
  2. Estimule o pessoal a identificar questões triviais, é nelas que o ouro está – não nas “Grandes Ideias”.
  3. Peça para a equipe escrever os itens e classifica-los nas 6 (seis) categorias.

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