Muito se fala a respeito da matriz swot, mas como ela funcionava originalmente? Afinal, como é a matriz swot original?
Em outro artigo, contamos a história dessa conhecida ferramenta de estratégia organizacional e planejamento estratégico.
A matriz swot original desenvolvida por uma equipe de cientistas de Stanford funcionava assim…
O primeiro passo para o desenvolvimento da matriz swot é perguntar: “O QUE HÁ DE BOM E RUIM NA OPERAÇÃO?”. Tal pergunta faz surgir a seguinte imagem inicial.
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Em seguida, pergunta-se: “O QUE É BOM E RUIM NO PRESENTE E NO FUTURO?”, o que nos conduz a uma nova imagem da matriz swot, um pouco mais complexa que a anterior.
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Com base no diagrama acima, os estudiosos resolveram batizar cada um dos quadrantes do esquema.
Desse modo, O que é Bom no Presente é SATISFATÓRIO (Satisfactory).
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O que é Bom no Futuro é uma OPORTUNIDADE (Opportunity).
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Em seguida, temos que o que é Ruim no Presente é uma FALHA (Fault)
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E, por fim, o que é Ruim no Futuro é uma Ameaça (Threat)
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E foi coletando as iniciais de cada quadrante que nasceu a expressão S.O.F.T.
SOFT? Mas não seria matriz SWOT?
Sim! Sim!
É que com o tempo, algumas palavras foram alteradas dando origem a expressão como a conhecemos hoje: SWOT.
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Em seguida, os itens devem ser distribuidos em 6 categorias de planejamento, quais sejam:
- Produto;
- Processo;
- Cliente;
- Distribuição;
- Finanças;
- Administração.
Tal categorização permite delimitar as prioridades de curto e longo prazo e, desse modo, definir o que será feito coletivamente ou individualmente.
Tudo fica mais simples quando essa distribuição se encerra, tornando-se fácil convertê-la em um Plano de Ação que diz o que a equipe deve fazer em cada uma das categorias. Não é por menos que um dos estudiosos que liderava o grupo de Stanford afirmou que “a SWOT identifica todas as reivindicações sobre a atenção da administração”.
Por fim, algumas dicas devem ser consideradas:
- Dê a todos os membros da equipe a oportunidade de apresentar suas visões pessoais sobre o que consideram Bom e Ruim/ Presente e Futuro, do ponto de vista da posição delas dentro da organização.
- Estimule o pessoal a identificar questões triviais, é nelas que o ouro está – não nas “Grandes Ideias”.
- Peça para a equipe escrever os itens e classifica-los nas 6 (seis) categorias.
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