Meu INSS 2021 está de cara nova: agora a Prova de Vida do INSS pode ser feita pelo site

MEU INSS

Hoje vamos falar de novidades no site do INSS. O site Meu INSS está de cara nova. É isso mesmo. O site, que exige login do usuário logo na página inicial, vai passar a exibir serviços e informações personalizadas para cada segurado, após ele acessar a plataforma.

A ideia é simplificar a vida do usuário no acesso aos dados. A partir de agora, na tela inicial dos segurados aparecerão informações tais como: número do benefício, tipo de benefício, valor e data de pagamento prevista. 

Além disso, de acordo com cada segurado, o site também irá personalizar os serviços que aparecem em destaque. Assim, segurados que já tem benefício, por exemplo, verão o acesso de “extrato de pagamento” em destaque.

Já quem ainda não recebe nenhum benefício, encontra um site diferente. Neste caso, um dos destaques é um simulador que permite contar quanto tempo falta para a aposentadoria.

Dentre as mudanças, duas novas funcionalidades que passarão a ser permitidas através do site merecem ser ressaltadas: a realização da prova de vida no site Meu INSS e o recebimento da Carta de Concessão de Aposentadoria.

 

Prova de vida no site MEU INSS

Dentro dessas mudanças, a possibilidade de realizar a prova de vida por biometria dentro do próprio site é mais uma super novidade. 

É isso mesmo. Agora, os segurados do INSS que tiveram os seus benefícios suspensos ou cancelados por falta de prova de vida poderão resolver a situação diretamente pelo site “Meu INSS”. 

Mas, atenção: como a prova de vida disponível no site é através de biometria facial… Para ter acesso à funcionalidade, é preciso que o segurado tenha a sua biometria facial já cadastrada em bancos de dados já existentes, seja do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou seja dos Departamentos de Trânsito.

Quem fizer a prova de via através do site irá liberar na hora o benefício, de forma rápida e sem necessidade de ter que ir até uma agência bancária para fazer essa liberação pessoalmente, como era o caso anterior.

Vale lembrar que, quem não tiver a biometria facial cadastrada, poderá fazer a prova de vida domiciliar ou a prova de vida presencial.

A prova de vida domiciliar, que é quando um funcionário do INSS se desloca até a casa do segurado, é garantida aos segurados maiores de 80 anos, com ou sem condições de se locomover e aos segurados de qualquer idade que não estejam em condições de se locomover. 

Quem preencher tais requisitos, e tiver como comprovar a condição de saúde que impede a sua locomoção, deve entrar em contato com o INSS através do telefone 135 ou por meio do próprio portal Meu INSS, para fazer o agendamento da prova de vida domiciliar.

Já quem não possui a biometria facial cadastrada, nem se enquadra nos requisitos da prova de vida domiciliar, precisará fazer a prova de vida no modelo convencional, que é o modelo presencial.

Neste caso, quem tem a biometria cadastrada no banco pode fazer a prova de vida nos terminais de auto atendimento. Já quem não tem biometria, precisará ir até a sua agência bancária, levando CPF e documento de identificação com foto, para realizar a prova de vida.

 

Carta de Concessão da Aposentadoria

O recebimento da carta de concessão da aposentadoria é outra funcionalidade que, a partir de agora, também poderá ser feita no portal Meu INSS.

Esse recebimento é muito importante, pois este é um documento oficial que o INSS emite para informar que a solicitação do benefício foi concedida. Ela ainda detalha o valor do benefício que o segurado irá receber, assim como a base de cálculo deste benefício, entre outras informações.

Adriana Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário comentou a novidade: “A nova formulação do Meu INSS vai evitar algumas ligações para a Central de Atendimento 135 ao fornecer alguns serviços que antes só estavam neste canal. Por exemplo, quem recebeu a carta para se aposentar por idade, antes tinha que ligar para o 135 para confirmar o recebimento, mas agora pode fazer isso também pelo site”.

 

Cadastro no Meu INSS

Para acessar o portal Meu INSS, o segurado precisa ter acesso à plataforma de serviços do governo gov.br.

Se você ainda não tem cadastro na plataforma, confira o passo a passo:

  • acesse o site Meu INSS
  • clique em “cadastrar senha”
  • você então será direcionado para a página do acesso único
  • em seguida, clique em “Crie sua conta gov.br”. 
  • você precisará selecionar uma das opções de cadastro. A mais comum é a opção através do CPF. Em, seguida, siga as instruções para criar a sua senha.
  • após cadastrar a senha, volte ao Portal Meu INSS. Clique em “Entrar”, digite o CPF, a senha escolhida e clique em “Entrar”.

Pronto, agora poderá acessar todos os serviços disponíveis na página.