Ministro Wellington Dias se encontrou com o presidente da Embratur Marcelo Freixo para discutirem a respeito de um novo programa social em destinos turísticos para as pessoas que são cadastradas no Cadastro Único, ou CadÚnico como também é conhecido.
O que é o Cadastro Único?
O Cadastro Único, ou como ele é popularmente chamado, CadÚnico, é, na verdade, um registro criado pelo Governo Federal para acompanhar como vivem as famílias brasileiras de baixa renda.
A partir dele, o governo pode ter acesso a informações diversas sobre as famílias, tais como: onde e em que condições de domicílio elas vivem, quantas pessoas formam essa família, qual o grau de parentesco desses integrantes, qual o nível de escolaridade, a participação no mercado de trabalho, assim como sobre os rendimentos das pessoas que compõem as família.
Essas informações são imprescindíveis para que o governo possa criar políticas públicas efetivas de desenvolvimento social, tomando como ponto de partida a realidade daqueles que estão em situação de vulnerabilidade social.
Além de ser fonte de informação, o CadÚnico é também a forma de ingresso das famílias nos mais diversos programas sociais do governo federal, tais como Bolsa Família, Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, BPC, isenção da inscrição em concursos públicos, Ação Jovem, Carteira do Idoso, Gratuidade de Serviço Funerário, dentre outros serviços.
Esse registro, atualmente, é operacionalizado de forma descentralizada. Isso significa que o governo federal conta com o apoio das prefeituras municipais durante o preenchimento do cadastro.
Se você quer ter direito a algum desses benefícios que foram citados anteriormente e ainda não consultou o seu CadÚnico, nesse vídeo abaixo você aprende o passo a passo completo.
Ministro Wellington Dias se encontra com presidente da Embratur, Marcelo Freixo
Wellington Dias se encontrou na tarde do dia 19, quinta-feira, com o Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, para discutirem a respeito da criação de programa social em grandes destinos turísticos, para os cadastrados do CadÚnico.
Wellington Dias compartilhou esse momento em suas redes sociais, onde postou uma foto ao Lado de Marcelo Freixo, presidente da Embratur, veja só a publicação que ele fez em suas redes sociais:
O ministro juntamente com Marcelo Freixo, têm como principal objetivo realizar um mapeamento dos maiores destinos de turistas estrangeiros e as áreas com o maior número de famílias que estejam em situação de vulnerabilidade social, levando em consideração os cadastros do CadÚnico.
Marcelo Freixo, deseja criar políticas públicas para amparar essas pessoas que estão em situação de pobreza e de extrema pobreza, incluindo moradores de rua, concedendo oportunidades na área do turismo.
E durante a reunião que tiveram ontem, o Ministro e o presidente da Embratur tiveram como pauta principalmente essa questão da criação de um programa destinado a pessoas de baixa renda em regiões que possuem uma grande movimentação turística.
Dessa forma, a empresa Embratur informou que ficará responsável por mapear os locais de interesse, ou seja, os locais com grande movimentação turística e o governo ficou responsável por encontrar essas pessoas de baixa renda, que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza, levando em consideração os cadastros do CadÚnico.
Ou seja, eles pretendem gerar empregos e experiência na área do turismo, utilizando como fonte o CadÚnico onde as pessoas se cadastram para ter direito aos programas sociais, para que essas pessoas tenham uma melhor qualidade de vida e saiam dessa situação de vulnerabilidade social.
Nos próximos dias, o ministro deve realizar mais algumas reuniões para discutir a respeito desse novo programa que pode ser lançado em breve para a população.