O governo liberou o décimo terceiro salário antecipado a aposentados e pensionistas do INSS. O valor a ser recebido e a data podem ser consultados pelo site ou aplicativo Meu INSS. O benefício estará disponível a partir de segunda feira, dia 25 de abril.
Em março deste ano, o presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que autoriza o saque antecipado do décimo terceiro de aposentados e pensionistas do INSS. A medida irá injetar R$ 56,7 bilhões na economia, alcançando cerca de 30,5 milhões de beneficiários do INSS.
O pagamento será feito em duas parcelas:
- Na primeira parcela, que acontecerá entre 25 de abril e 6 de maio, aposentados e pensionistas do INSS terão acesso a 50% sobre o valor do décimo terceiro e o valor será pago juntamente com os benefícios do mês.
- Na segunda parcela, que acontecerá entre 25 de maio e 7 de junho, estará disponível o valor correspondente à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga juntamente com os benefícios da competência do mês de maio.
Quem passou a receber o benefício depois de janeiro receberá o valor proporcional ao início do pagamento.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, os segurados do INSS que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, que é calculada de acordo com a duração do benefício.
Assim,os segurados e os dependentes da Previdência Social que, durante o ano de 2022, recebem auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão terão direito a décimo terceiro e por isso, à antecipação desse valor disponibilizada a partir de abril.
Quanto às famílias que recebem o Auxílio Brasil ou outro tipo de benefício assistencial, elas não têm direito ao décimo terceiro salário, de acordo com a lei.
Já está disponível a consulta do valor a receber no site do Meu INSS e no aplicativo do Meu INSS.
Veja a seguir no vídeo abaixo o passo a passo de como fazer a consulta do valor do INSS.
Mas antes, você precisa ter o cadastro no Gov.br. Se você ainda não tem, clique aqui para saber como fazer.