A PEC dos benefícios que inclui o aumento do Auxílio Brasil já foi aprovada no Senado pode finalmente ser aprovada também na Câmara dos Deputados no dia de hoje, terça-feira.
A proposta está na pauta de hoje da sessão do Plenário da Câmara dos Deputados. Para ser aprovada, são necessários, pelo menos, 308 votos favoráveis em dois turnos, ressalvados os destaques.
Se o texto for aprovado da mesma forma que veio do Senado, ele poderá ser promulgado logo em seguida. E essa é a intenção do presidente da Câmara, Arthur Lira.
Se isso acontecer, aumentam as chances do aumento do Auxílio Brasil ser pago ainda neste mês de julho. Lembrando que não é só o aumento de 200 reais no auxílio brasil que está previsto nesta PEC. O texto que foi aprovado no Senado prevê ainda:
- o pagamento de parcela extra do vale-gás de cozinha;
- a criação de um Auxílio Caminhoneiro, no valor de 1000 reais para motoristas autônomos;
- a criação de benefícios para motoristas de táxi;
- a compensação aos estados para atender à gratuidade de transporte coletivo para idosos;
- a compensação aos estados que concederem créditos tributários para o etanol; e
- o reforço no programa Alimenta Brasil.
Todas essas medidas previstas na PEC terão duração até o final de 2022, se assim forem aprovadas pela Câmara.
O presidente Jair Bolsonaro também comentou sobre a votação da PEC e suas medidas previstas. O presidente fez questão de negar que tais medidas tenham caráter eleitoreiro. Segundo ele, isso é uma medida de ajudar os mais necessitados. Bolsonaro confirmou que a proposta deve ser votada no dia de hoje. Ele disse o seguinte, abre aspas:
“Está nas mãos do Arthur Lira, está previsto para ser votado. É uma PEC necessária. Vocês batem em mim, grande parte da imprensa, quando tivemos inflação aumentando, o que é verdade, foi no mundo todo, por causa da política do fica em casa. Quando a gente apresenta uma maneira de ajudar os mais necessitados, diminuir preço de combustíveis, a PEC é eleitoreira? Meu Deus do céu! Não tem cabimento”.
PAGAMENTOS DOS BENEFÍCIOS AINDA EM JULHO?
Segundo o texto da PEC, o pagamento está previsto de agosto a dezembro. Mas segundo algumas notícias que vem sendo veiculadas na imprensa, os benefícios podem sim ser liberados em julho.
Sobre essa possibilidade, o presidente Bolsonaro foi questionado se será possível pagar os benefícios ainda neste mês. E ele respondeu o seguinte, abre aspas: “O mais rápido possível, a população tem pressa nisso daí”.
Quem também comentou sobre o aumento do Auxílio Brasil e sobre a PEC dos benefícios foi Daniella Marques, a nova presidente da Caixa Econômica Federal. Em entrevista à Voz do Brasil, Daniela enfatizou que a Caixa está se preparando para efetuar os pagamentos dos benefícios assim que a PEC for promulgada.
Veja no vídeo abaixo mais informações sobre o Auxílio Brasil.