A equipe de transição de Lula já está trabalhando para alterar o valor permanente do Auxílio Brasil para 600 reais e para mudar o nome do benefício para Bolsa Família.
Além disso, a ideia de Lula é pagar um extra de 150 reais para as famílias que possuírem criança de 6 anos em sua composição atualmente no Auxílio Brasil.
Na verdade, esses R$ 150 reais fazem parte das promessas de governo do presidente eleito. Durante a campanha, ele anunciou que o Auxílio Brasil voltaria a ser Bolsa Família, e que seria complementado com esse valor para ajudar nos custos das famílias.
Lula pretende também fazer uma grande avariguação no cadastro dos beneficiários do Auxílio Brasil.
O governo eleito pretende realizar o que chamamos de pente-fino, que são avaliações periódicas para apurar certas irregularidades nos cadastros dos cidadãos.
De acordo com o Ministério da Cidadania, mais de 21 milhões de pessoas estão aptas para receber o Auxílio Brasil, o que indica um grande crescimento no número de pessoas que podem receber o benefício.
Assim, é possível que o governo faça uma verificação de alguns detalhes ou condicionantes, como:
- Renda mínima familiar;
- Frequência escolar das crianças; e
- Atualização do cartão de vacina.
Para todos os casos, é importante que o beneficiário do Auxílio Brasil atualize os dados do CadÚnico com informações verdadeiras e atualizadas, incluindo renda, endereço e composição familiar.
Veja no vídeo abaixo mais informações sobre as propostas de Lula para o Auxílio Brasil.