Nos últimos meses o governo realizou algumas modificações no programa de distribuição de renda, que atualmente é o Bolsa Família e para alertar os beneficiários sobre essas mudanças, diversas mensagens foram encaminhadas através dos aplicativos.
Os beneficiários que se declararam como unipessoais receberam a mensagem de averiguação unipessoal, aquelas famílias que possuem dentre a composição familiar crianças de até 6 anos, receberam a mensagem sobre o benefício primeira infância e para os que estavam recebendo mais do que o permitido, receberam a mensagem do cancelamento.
Mensagens sumiram do aplicativo do Bolsa Família
Nos últimos dias, milhares de beneficiários estão alegando que ao consultarem o aplicativo, não constava mais nenhuma mensagem.
Nesse caso, a família recebeu a notificação referente ao benefício primeira infância, que é concedido para os beneficiários que possuem dentre a composição familiar, crianças de até 6 anos de idade.
Na mensagem é dito que além do benefício que a família já recebia, será concedido o adicional de R$150, referente ao primeira infância.
É dito também que esse extra será pago para todas as crianças que compõe a família, ou seja, não possuí um limitador e que para receber, é necessário mantê-las frequentando a escola e o cadastro atualizado.
Nos últimos dias, essa mensagem sumiu e agora só aparece um traço.
Por que é que isso está acontecendo?
Todos os meses o aplicativo passa por uma atualização em sua base de dados e é por esse motivo que as mensagens desapareceram.
O governo está verificando quais foram as famílias que já realizaram a atualização cadastral, quais ainda não fizeram e quem terá direito a receber em abril.
Enquanto essa análise é feita, o governo decidiu retirar as mensagens para que em breve, novos comunicados sejam emitidos.
Caso o beneficiário tenha recebido uma notificação do governo solicitando a atualização de seu cadastro, é necessário comparecer até uma unidade de atendimento do CRAS para realizá-la, pois caso contrário ele perderá o direito ao benefício.
Bloqueios Bolsa Família
Em março, muitos beneficiários tiveram o Bolsa Família bloqueado devido a um erro no sistema da Caixa Econômica Federal e para corrigi-lo, a instituição liberou o saque desses valores.
Porém, muitos beneficiários estão com dúvidas em relação a esse saque.
É possível realizar o saque do benefício que havia sido bloqueado injustamente com o cartão cidadão?
Se você se enquadra nesse grupo que teve o benefício bloqueado e em seguida desbloqueado, você conseguirá sim realizar o saque de seu benefício com o cartão cidadão.
Mas não tenho esse cartão, como é que eu vou sacar?
O beneficiário possui três opções, é possível sacar com o cartão do antigo Bolsa Família ou com o do Auxílio Brasil e se não tiver nenhum dos dois e nem o cartão cidadão, é necessário levar os documentos pessoais na agência da Caixa Econômica Federal para solicitar o saque do Bolsa Família.
Só as famílias unipessoais que foram bloqueadas, terão o pagamento liberado?
O erro cometido pela Caixa Econômica Federal nos pagamentos do mês de março, compete apenas as famílias unipessoais, então nesse caso, o desbloqueio aconteceu somente para essas pessoas que declararam que moram sozinhas.
Quando o desbloqueio for feito, o valor cairá no Caixa Tem?
Para aqueles beneficiários que tiveram o benefício desbloqueado, devido ao atraso no processo, é necessário ir presencialmente até uma agência da Caixa Econômica Federal, com os documentos pessoais em mãos e solicitar o saque dos valores, referentes ao mês de março.