Bolsa Família bloqueado: Caixa errou e vai desbloquear os pagamentos – Veja quem será desbloqueado!

Caixa vai liberar os pagamentos do Bolsa Família para milhares de beneficiários que foram bloqueados
Caixa

A Caixa Econômica Federal, instituição financeira responsável pelos depósitos do Bolsa Família, alegou ter errado em efetivar alguns bloqueios e que para corrigir o erro, emitiu um comunicado alertando as unidades de atendimento do cadastro único, sobre o desbloqueio do benefício que já começou, e segue pelos próximos dias.

O que muitos querem saber, é se todos aqueles que foram bloqueados terão o seu benefício de volta ou se serão apenas os beneficiários que se declararam como unipessoais.

Pagamentos Bolsa Família

Os pagamentos do Bolsa Família referente ao mês de março se encerram no dia 31, sexta-feira, quando recebem os beneficiários com NIS de final 0.

Porém, além dos beneficiários com NIS de final 0, alguns grupos que tiveram o benefício bloqueado de forma equivocada, também conseguirão realizar o saque nos próximos dias.

CRAS alerta sobre desbloqueio do benefício

As unidades de atendimento do centro de referência em assistência social estão deixando exposta uma nota de esclarecimento referente aos desbloqueios do Bolsa Família.

Desbloqueios Bolsa Família
Desbloqueios Bolsa Família

Nela é dito que para as famílias que se declaram como unipessoais e que tiveram o benefício bloqueado, em razão da capacidade operacional dos sistemas, o processo do desbloqueio será feito de modo escalonado, ou seja, ordenado por grupos.

A Caixa precipitou alguns bloqueios que deveriam ser feitos somente nos próximos meses de maneira equivocada e por esse motivo, estão realizando os desbloqueios do benefício gradativamente.

A liberação do pagamento do Bolsa Família para aqueles que foram bloqueados indevidamente, está acontecendo da seguinte forma:

  • Para os beneficiários com NIS de final 0, os desbloqueios foram realizados no dia 29 e dessa forma, os pagamentos serão efetuados normalmente no dia 31, sexta-feira.
  • Para os beneficiários com NIS de final 1 e 2, os desbloqueios também foram feitos no dia 29 e dessa forma, o pagamento ficou disponível no dia 30, última quinta-feira.
  • Para os beneficiários com NIS de final 6,7 e 8, o desbloqueio foi efetuado no dia 30 e o pagamento será liberado no dia 31, sexta-feira.
  • Por fim, para os beneficiários com NIS de final 3,4,5 e 9, os desbloqueios serão feitos no dia 31, sexta-feira, e o pagamento estará liberado no sábado, dia 01 de abril.
Novo calendário de pagamentos para os benefícios que estavam bloqueados
Novo calendário de pagamentos para os benefícios que estavam bloqueados

Portanto, para aquelas famílias unipessoais que estavam com o benefício bloqueado nos últimos dias, entre nos aplicativos do Bolsa Família e do Caixa Tem e confira se já está liberado para saque.

Caso os aplicativos apresentem irregularidades, entre em contato pelo número 111 e verifique se o seu pagamento já está disponível.

Se estiver, o valor não cairá diretamente em sua conta, pois devido ao atraso, será necessário ir presencialmente até uma agência da caixa ou até uma lotérica, para conseguir retirar o dinheiro.

Todos os beneficiários que foram bloqueados, terão o pagamento liberado nos próximos dias?

Esse desbloqueio que está sendo realizado pela Caixa não é para todos os beneficiários que foram bloqueados, ele compete apenas as famílias unipessoais que tiveram o benefício bloqueado antecipadamente.

Para aqueles que receberam a mensagem que diz respeito ao cancelamento do Bolsa Família, seguirá bloqueado até que apresente justificativa plausível no CRAS, para que o Ministério do Desenvolvimento Social possa analisar.

Bolsa Família cancelado
Bolsa Família cancelado

Nessa mensagem é dito que o benefício foi cancelado porque foi identificado que a família possui uma renda maior do que a permitida, para se enquadrar no programa do Bolsa Família.

Essa mensagem foi encaminhada para milhares de beneficiários que estavam recebendo o benefício indevidamente, tendo outras fontes de renda que complementavam o per capita familiar, ultrapassando o permitido.

Nesse caso, se a família discordar da decisão do governo, é necessário comparecer até o CRAS e apresentar comprovantes de renda, para provar que o per capita mensal está sim, dentro do permitido para continuar recebendo o benefício.

Mas nessa situação, quem realiza o desbloqueio é o Ministério do Desenvolvimento Social, após uma análise de dados e não a Caixa Econômica Federal.

Portanto se você recebeu essa mensagem, você não se incluí na lista dos beneficiários que terão o pagamento liberado durante essa semana.

Bolsa Família suspenso – Condicionantes

Para aqueles que tiveram o benefício suspenso durante um período por falta de frequência escolar, também compete ao MDS e não a Caixa Econômica Federal, então por esse motivo não se enquadram na listagem dos beneficiários que terão o Bolsa Família liberado agora.

Aplicativo Caixa Tem condicionalidades
Aplicativo Caixa Tem condicionalidades

Nesta mensagem é dito que o benefício ficará suspenso em março e em abril, devido a falta de frequência escolar de alguma criança ou adolescente que compõe a família, em outubro e em novembro de 2022.

Nesse caso o governo também disponibiliza a possibilidade de o beneficiário apresentar justificativa, portanto, se você recebeu essa mensagem e não concorda com a suspensão de seu benefício, compareça até uma unidade de atendimento do cadastro Único e apresente sua justificativa.

Os bloqueios vão continuar nos próximos meses?

O governo continuará realizando os bloqueios nos próximos meses, assim como foi confirmado pelo ministro Wellington Dias, daquelas famílias que estão recebendo o Bolsa Família de maneira indevida, ou seja, não se enquadram nas regras estabelecidas.

Portanto, se você recebeu alguma mensagem em seu aplicativo solicitando atualização de dados ou se você se declarou como unipessoal morando com outras pessoas, vá até o CRAS mais próximo e atualize esses dados, pois caso contrário você corre o risco de perder o direito a receber o Bolsa Família.

Mas para aqueles beneficiários que se enquadram em todas as regras e estão com os dados do Cadastro Único atualizados, não há com o que se preocupar, pois o governo continuará realizando os depósitos normalmente.

Deixe um comentário