A averiguação nos cadastros dos beneficiários do programa Bolsa Família continua em andamento e, de acordo com o que foi informado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, em setembro haverá novos bloqueios, suspensões e cancelamentos.
Notificação no aplicativo Bolsa Família
Contudo, nos últimos dias, vários beneficiários receberam uma notificação nos aplicativos informando que seu benefício foi bloqueado por 30 dias, devido ao descumprimento de condicionalidades. Supõe-se que possa ser um erro no sistema do Ministério do Desenvolvimento Social, pois famílias unipessoais e aquelas que não têm crianças e gestantes em sua composição também foram notificadas.
A mensagem que aparece para os beneficiários é a seguinte: “Mensagem do Bolsa Família – Condicionalidades. Seu benefício foi bloqueado por um mês, porque alguém da sua família faltou a escola mais que o permitido em junho ou julho de 2023, alguma criança estava com vacina atrasada, não acompanhou o peso e altura ou alguma gestante não fez o pré-natal no semestre passado. Se quiser apresentar uma justificativa ou acha que houve algum erro, busque o setor do Bolsa Família de sua cidade em setembro.”
Atualização dos aplicativos para o mês de setembro
Já é conhecido por muitos que os aplicativos oficiais do governo, como o Caixa Tem, Bolsa Família e Cadastro Único, recebem atualizações nas bases de dados mensalmente. Por isso, os valores, as datas e as notificações sobre bloqueios e cancelamentos começam a ser exibidos aos beneficiários gradualmente. Por essa razão, supõe-se que essa notificação seja um erro no sistema, que já está em processo de correção pela entidade responsável pelos programas sociais.
O Ministério do Desenvolvimento Social tem até o dia 18 para atualizar os aplicativos dos mais de 21 milhões de beneficiários do programa Bolsa Família. Assim, para quem recebeu essa notificação de bloqueio, pode ficar tranquilo, pois nos próximos dias o MDS tomará medidas para corrigir essa situação e em breve o benefício será liberado. Isso é válido para quem, ao verificar seus aplicativos recentemente, notou o desaparecimento das mensagens, mostrando apenas um traço.
Portanto, a recomendação é: Espere até o dia 10. Se seu aplicativo não começar a se atualizar nesse dia, aguarde até o dia 18, quando começam os depósitos deste mês. Se a mensagem persistir e o sistema mostrar que as parcelas estão bloqueadas ou canceladas, dirija-se ao CRAS mais próximo para obter esclarecimentos sobre a situação do seu benefício.