O governo está atualmente em processo de revisão cadastral com o intuito de identificar e eliminar do programa aqueles que estão recebendo o Bolsa Família de maneira inadequada, ou seja, não atendendo a todos os critérios estabelecidos.
O Cadastro Único é um registro preenchido pelas famílias em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Esse cadastro permite que o governo tenha acesso às informações dessas pessoas para identificar aquelas que têm direito aos benefícios sociais, como o Bolsa Família, Auxílio Gás, entre outros.
Bloqueios, cancelamentos e suspensões no programa Bolsa Família
Aqueles que não efetuaram a atualização do Cadastro tiveram o benefício bloqueado, cancelado ou suspenso nos últimos meses e agora aguardam a liberação das parcelas. Devido à revisão dos cadastros, mais de 3,5 milhões de beneficiários tiveram o pagamento do Bolsa Família interrompido, cancelado ou suspenso nos últimos meses. A identificação de inconsistências na composição familiar e o não cumprimento das condições levaram ao bloqueio desses benefícios.
Na semana passada, o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, concedeu uma entrevista na qual discutiu esses procedimentos. Ele afirmou que em outubro as pendências daqueles que atualizaram corretamente seus cadastros e atendem aos requisitos serão removidas do Sibec e que em novembro eles voltarão a receber os benefícios.
Estar devidamente cadastrado no Cadastro Único e com os dados atualizados são alguns dos critérios fundamentais para receber o Bolsa Família. Os beneficiários com cadastros irregulares ou desatualizados correm o risco de ter seus benefícios bloqueados.
Desbloqueio das parcelas em novembro
Em outubro, o Ministério do Desenvolvimento Social analisou o cadastro daqueles que estavam bloqueados e resolveu as pendências no Sibec para aqueles que atualizaram seus dados e cumpriram todas as regras estabelecidas pelo governo. Portanto, em novembro, milhares de famílias terão suas parcelas liberadas para saque.
Os valores retroativos referentes aos meses em que o benefício estava bloqueado ou suspenso só podem ser retirados em uma agência da Caixa Econômica Federal ou em uma lotérica autorizada, pois na maioria dos casos não são depositados no Caixa Tem. O saque pode ser feito com o cartão cidadão, o cartão benefício ou um documento de identificação pessoal.
Revisão Cadastral
Em março deste ano, o governo liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou a análise dos cadastros de milhares de beneficiários do programa Bolsa Família. A revisão cadastral no Bolsa Família continuará até dezembro deste ano, portanto, os beneficiários devem permanecer atentos às condições impostas pelo governo. Foram encontradas diversas irregularidades nos cadastros dos beneficiários do programa assistencial e, por esse motivo, cerca de 3 milhões de famílias tiveram o benefício suspenso nos últimos meses.
O Ministério do Desenvolvimento Social possui um plano mensal em que examina minuciosamente os cadastros, garantindo que apenas aqueles que realmente necessitam do benefício e cumprem as regras estabelecidas permaneçam no programa. Portanto, se você teve seu benefício bloqueado recentemente, já atualizou seu cadastro e comprovou que atende a todos os requisitos estabelecidos pelo governo, é provável que suas parcelas sejam liberadas em breve pelo MDS.
Calendário de pagamentos
Os pagamentos do Bolsa Família estão sendo efetuados seguindo o que consta no calendário oficial divulgado pelo governo, portanto, em novembro não teremos antecipações. Os municípios que se encontram em estado de calamidade terão o benefício depositado de maneira antecipada para todas as famílias no dia 17, independente da numeração do NIS.
Para os demais, os valores são depositados levando em consideração a numeração final do NIS e os depósitos programados para segunda-feira, podem ser antecipados para o sábado anterior.
- NIS de final 1, pagamento dia 17.
- NIS de final 2, pagamento dia 20, podendo ser antecipado para o dia 18.
- NIS de final 3, pagamento dia 21.
- NIS de final 4, pagamento dia 22.
- NIS de final 5, pagamento dia 23.
- NIS de final 6, pagamento dia 24.
- NIS de final 7, pagamento dia 27, podendo ser antecipado para o dia 25.
- NIS de final 8, pagamento dia 28.
- NIS de final 9, pagamento dia 29.
- NIS de final 0, pagamento dia 30.