Beneficiários do Bolsa Família passam por dificuldades em acessar os aplicativos oficiais do governo

Aplicativo Bolsa Família apresenta falhas no momento da consulta, entenda o motivo.
Bolsa Família 2024

O mês de fevereiro se aproxima e com ele surgem novos questionamentos a respeito da atualização dos aplicativos oficiais do governo, que são o Caixa Tem, o Bolsa Família e o Portal Cidadão. O aplicativo Caixa Tem continua apresentando falhas contínuas no momento do acesso, o que está gerando preocupações entre os beneficiários. Para tranquilizar as famílias, o Ministério do Desenvolvimento Social se pronunciou a respeito desses problemas no sistema.

Falhas no aplicativo

Para aqueles que receberam notificações ao tentarem acessar o aplicativo, não há motivo de preocupação. Em um comunicado, o MDS esclareceu que estão realizando algumas mudanças nos servidores e, por esse motivo, é necessário atualizar o módulo de segurança. Foi informado que nos próximos dias a consulta através dos aplicativos será normalizada, e os beneficiários poderão acessar as informações do benefício para os próximos meses.

Portanto, se alguém receber essa mensagem, deve aguardar a virada da folha de pagamentos, que ocorre no dia 10 de fevereiro, e tentar novamente próximo a essa data. Em breve, o funcionamento dos aplicativos oficiais será normalizado, e as informações do Bolsa Família para o próximo mês estarão disponíveis.

De acordo com o que foi anunciado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, em fevereiro, as atualizações dos aplicativos começarão somente a partir do dia 10, portanto, quem consultar nos próximos dias antes dessa data ainda verá as informações referentes ao mês de janeiro.

Bolsa Família 2024
Bolsa Família 2024

O Governo Federal tomou medidas para aprimorar o Cadastro Único, a base de dados que determina as famílias elegíveis ao Bolsa Família e outros 30 programas sociais. Mensalmente, essas informações são processadas no Sistema de Benefícios ao Cidadão, gerenciado pela Caixa Econômica Federal. Como parte desse processo, mais de 3 milhões de famílias tiveram o pagamento de seus benefícios interrompidos. O Ministério do Desenvolvimento Social continuará realizando essa revisão até dezembro de 2024, buscando maior precisão nos programas sociais, como o Bolsa Família, o BPC, o Auxílio Gás, entre outros.

Estar atento às informações fornecidas pelo MDS é uma das ações que auxiliam os beneficiários a permanecerem no programa, pois por meio dessas informações, os responsáveis pelas famílias podem encontrar soluções para os problemas apresentados. Os comunicados são emitidos pelos aplicativos oficiais e também através da central de atendimento no número 121, no entanto, esses canais estão enfrentando muitas falhas devido à alta demanda de consultas realizadas simultaneamente.

Chat do MDS permite consulta ao benefício

Por esse motivo, visando facilitar as consultas e reduzir as filas nos Centros de Referência em Assistência Social, o governo criou e adaptou uma nova ferramenta que permite aos beneficiários entrar em contato direto com a central de atendimento do MDS para obter esclarecimentos sobre a situação de seu benefício social.

Para realizar esse processo, é simples.

  • Primeiramente, o beneficiário deve acessar o site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, pelo Gov.br. Ao entrar, deve clicar no quadrado com três listras em azul localizado no canto esquerdo da tela.
  • Depois, deve selecionar a opção “Canais de Atendimento” e, em seguida, “Fale Conosco”.
  • No momento em que clicar em “Acesse aqui” na opção de chat, será direcionado para iniciar o procedimento.
  • O MDS solicita alguns dados pessoais, como nome completo, e-mail, telefone para contato, entre outros, para facilitar o atendimento. É importante que todas as informações solicitadas sejam inseridas corretamente antes de prosseguir com a consulta.
Bolsa Família 2024
Bolsa Família 2024

Calendário de pagamentos Bolsa Família

Os municípios em estado de calamidade ainda terão o benefício do Bolsa Família depositado antecipadamente para todas as famílias, independentemente do número final do Número de Identificação Social (NIS). Para os demais beneficiários, os valores são depositados levando em consideração o número final do NIS. É importante destacar que os depósitos programados para segunda-feira podem ser antecipados para o sábado anterior.

  • Beneficiários com NIS de final 1 e moradores de municípios afetados por desastres ambientais recentes receberão no dia 18 de janeiro.
  • NIS de final 2 receberão no dia 19.
  • NIS de final 3 receberão no dia 22, com possibilidade de antecipação para o dia 20 (sábado).
  • NIS de final 4 receberão no dia 23.
  • NIS de final 5 receberão no dia 24.
  • NIS de final 6 receberão no dia 25.
  • NIS de final 7 receberão no dia 26.
  • NIS de final 8 receberão no dia 29, com possibilidade de antecipação para o dia 27 (sábado).
  • NIS de final 9 receberão no dia 30.
  • NIS de final 0 receberão no dia 31.
Bolsa Família 2024
Bolsa Família 2024

Dessa forma, encerram-se os depósitos do Bolsa Família referentes ao primeiro mês do ano de 2024. Vale ressaltar que os valores continuarão sendo depositados no Caixa Tem, permitindo a realização de Pix e transferências pelo aplicativo, além da opção de saque em agências ou lotéricas correspondentes.

Deixe um comentário