O governo está realizando uma revisão cadastral com o objetivo de identificar e remover do programa aqueles que estão recebendo o Bolsa Família de forma irregular, ou seja, que não atendem a todos os requisitos necessários.
Revisão Cadastral Bolsa Família
Devido à revisão dos cadastros, mais de 5 milhões de beneficiários tiveram o pagamento do Bolsa Família bloqueado, cancelado ou suspenso nos últimos meses. A verificação de inconsistências na composição familiar resultou no bloqueio desses benefícios.
Uma dúvida que tem surgido recentemente está relacionada à atualização dos aplicativos oficiais do governo, com informações de pagamento para o mês de junho. Milhares de beneficiários estão alegando que consultaram o aplicativo pela manhã e se depararam com as parcelas liberadas e, ao consultarem à noite, elas já se encontravam bloqueadas novamente.
Isto se deve ao fato de que mensalmente os aplicativos passam por atualizações na base de dados e, por esse motivo, apresentam irregularidades em seu funcionamento. Sendo assim, é aconselhável que aguardem mais um pouco e não se preocupem ainda. Caso chegue o dia do pagamento e a parcela ainda conste como bloqueada, devem ir até o CRAS mais próximo e solicitar informações sobre o motivo pelo qual isso está acontecendo.
Recentemente, o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, concedeu uma entrevista em que falou sobre esses procedimentos. Ele afirmou que em maio as pendências daqueles que realizaram a atualização corretamente e que se enquadram nas regras estabelecidas foram retiradas do Sibec e que em junho eles voltarão a receber.
Parcelas bloqueadas começam a ser liberadas
Isso já começou a acontecer. Na última sexta-feira, dia 31 de maio, milhares de famílias tiveram suas parcelas referentes aos meses que se encontravam bloqueadas liberadas no aplicativo e posteriormente interrompidas novamente.
Os beneficiários que tiveram o benefício bloqueado nos últimos meses e ao consultarem a situação de seu cadastro no aplicativo se deparam com mensagens de alerta do Ministério do Desenvolvimento Social devem realizar a atualização dos dados nos postos de atendimento do CRAS o quanto antes. Para realizar essa atualização, o beneficiário precisará levar os seguintes documentos: CPF, título de eleitor e comprovante de residência atualizado de todos os integrantes da família.
Portanto, os beneficiários do Bolsa Família devem verificar regularmente a situação do seu cadastro por meio do aplicativo do Cadastro Único e tomar as medidas necessárias caso seja solicitada a atualização dos dados.
Para aqueles que tiveram suas parcelas liberadas nos aplicativos recentemente, há uma dica importante: se residem perto de uma agência da Caixa Econômica Federal, devem ir presencialmente até a unidade e buscar informações sobre o seu benefício. Já foram recebidos inúmeros relatos de beneficiários que conseguiram retirar o valor retroativo na boca do caixa após a liberação no aplicativo, portanto, devem fazer isso.
Caso o beneficiário vá presencialmente e seja informado de que o valor só será disponibilizado durante os pagamentos do mês de junho, ele deve aguardar até a data de seu pagamento de acordo com a numeração do NIS e retornar à agência para sacar.
Calendário Bolsa Família para junho
Os pagamentos do Bolsa Família estão sendo efetuados seguindo o que consta no calendário oficial divulgado pelo governo.
Em junho os municípios que se encontram em estado de calamidade continuam tendo o benefício depositado de maneira antecipada para todas as famílias, independente da numeração final do NIS. Para os demais, os valores são depositados levando em consideração a numeração final do NIS e os depósitos programados para segunda-feira, podem ser antecipados para o sábado anterior.
- NIS de final 1 e moradores de municípios que foram afetados por desastres ambientais recentes, pagamento dia 17 de junho, podendo ser antecipado para o dia 15.
- NIS de final 2, pagamento dia 18.
- NIS de final 3, pagamento dia 19.
- NIS de final 4, pagamento dia 20.
- NIS de final 5, pagamento dia 21.
- NIS de final 6, pagamento dia 24, podendo ser antecipado para o dia 22.
- NIS de final 7, pagamento dia 25.
- NIS de final 8, pagamento dia 26.
- NIS de final 9, pagamento dia 27.
- NIS de final 0, pagamento dia 28.