SWOT! Então, eis que você identificou uma grave ameaça ao seu negócio… O que fazer?
Se você está enfrentando uma grande ameaça e deseja ter meios de atacá-la, está no lugar certo! Leia este artigo por completo!
Em síntese, a pergunta aqui é: o que devemos fazer para neutralizar uma ameaça perigosa dentro de uma empresa?
A sugestão é: faça o exercício da matriz “SWOT”… Sim! Isso mesmo! SWOT!
Vamos à explicação detalhada…
De antemão, já adianto que será necessário dispor de um tempo e de alguma paciência para preencher a matriz “SWOT” da sua empresa, mas o esforço compensa!
Comece preenchendo a matriz, imputando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que cercam o seu negócio. Quando chegar nas ameaças, registre esta circunstância ou situação que vem lhe incomodando.
Mas… O que fazer na sequência? Afinal, como você irá neutralizar esta ameaça?
O primeiro passo é procurar dentre as forças que sua empresa possui, aquela que, uma vez aplicada, pode neutralizar a ameaça. A questão que pode nos nortear aqui é: Será que tem alguma força que possa resolver o problema?
Outra coisa que pode ser feita, caso não se tenha uma força que possa resolver ou neutralizar a ameaça, é olhar para as oportunidades. Pergunte-se aqui: será que não existe uma oportunidade no mercado que possa ser aproveitada? Será que, com o aproveitamento desta mesma oportunidade, não estaríamos finalmente afastando ou até eliminando a ameaça? Será que não existe esta possibilidade?
É muito importante fazer um analise com carinho desta possibilidade! Mas não paramos aqui….
Caso você não tenha encontrado forças internas ou oportunidades de mercado para atacar a ameaça, sempre existe a possibilidade de trabalhar focado para desenvolver uma força específica na sua empresa, uma força direcionada que realmente combata a ameaça.
Se este for o caso, podemos ir além… Assista ao vídeo a seguir e conheça mais sobre uma ferramenta (5W2H) que irá te auxiliar a criar Planos de Ação.
Elabore o seu plano de ação e trabalhe nele com o objetivo de desenvolver aquela força que sua empresa necessita e não tem. A execução do plano de ação deve garantir que o resultado desejado seja atingido: a eliminação da ameaça!
Recapitulando tudo aqui de forma bem resumida, temos:
1) Busque nas forças da sua empresa a solução.
2) Se você não encontrou uma força capaz de neutralizar a ameaça, busque nas oportunidades de mercado uma solução.
3) Por último, se não encontrou nenhuma força ou oportunidade que possa afastar a ameaça, procure desenvolver uma força específica dentro do seu negócio. Faça isso desenvolvendo um plano de ação e colocando-o em prática.
Agora é com você! Mãos à obra! É chegada a hora de atacar as ameaças com forças proporcionais aos riscos que elas geram ou podem gerar ao negócio. Bom trabalho!