O empréstimo consignado do Auxílio Brasil está autorizado e regulamentado pelo governo. A Lei foi sancionada no dia 3 de agosto de 2022, e a regulamentação final foi publicada no dia no dia 27 de setembro.
As regras finais do empréstimo consignado do Auxílio Brasil foram publicadas por meio da Portaria nº 816 do Ministério da Cidadania, de 26 de setembro de 2022.
Essa portaria estabelece os procedimentos operacionais para a realização de consignação em benefícios do Programa Auxílio Brasil.
Desde agosto, os beneficiários já estão procurarando os bancos para contratar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.
Entre os bancos que começaram a ofertar este produto está o banco Safra. Milhares de clientes chegaram a assinar contrato com o banco.
Mas após a publicação da portaria do Ministério da Cidadania com as regras do empréstimo, o Safra desistiu de oferecer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil e divulgou o seguinte comunicado:
O banco não vai mais ofertar o produto e os contratos que já foram firmados serão automaticamente cancelados.
Por outro lado, a Caixa Econômica Federal já informou que vai ofertar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.
Segundo o ministro da cidadania, Ronaldo Vieira Bento, mais de 60 instituições financeiras demonstraram o interesse em ofertar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.
Veja aqui a situação dos demais bancos, como Pan, Banco do Brasil, Itau, Santander, Bradesco, Facta, etc.
Veja neste vídeo todos os detalhes das regras do empréstimo consignado do Auxílio Brasil.