Milhares de beneficiários do programa Bolsa Família estão com dúvidas relacionadas a antecipação do calendário de pagamentos para novembro. Isso porque, alguns munícipios serão contemplados com antecedência devido a desastres ambientais recentes, como enchentes, queimadas, estiagem e outros.
Calendário de pagamentos Bolsa Família
Os pagamentos do Bolsa Família estão sendo efetuados seguindo o que consta no calendário oficial divulgado pelo governo, portanto, em novembro não teremos antecipações. Assim como citei anteriormente, os municípios que decretaram estado de calamidade pública terão o benefício depositado de maneira antecipada para todas as famílias no dia 17, independente da numeração do NIS.
Já para os demais, os valores são depositados levando em consideração a numeração final do NIS e os depósitos programados para segunda-feira, podem ser antecipados para o sábado anterior.
- NIS de final 1, pagamento dia 17.
- NIS de final 2, pagamento dia 20, podendo ser antecipado para o dia 18.
- NIS de final 3, pagamento dia 21.
- NIS de final 4, pagamento dia 22.
- NIS de final 5, pagamento dia 23.
- NIS de final 6, pagamento dia 24.
- NIS de final 7, pagamento dia 27, podendo ser antecipado para o dia 25.
- NIS de final 8, pagamento dia 28.
- NIS de final 9, pagamento dia 29.
- NIS de final 0, pagamento dia 30.
Desta forma se encerram os depósitos programados para o mês de novembro.
Lembrando que os valores são depositados no Caixa Tem. Sendo assim, é possível realizar PIX e transferências pelo próprio aplicativo e também é possível realizar o saque na agência ou em uma lotérica correspondente.
Revisão Cadastral Bolsa Família
Outra questão que vêm gerando muitos questionamentos dentre as famílias que se beneficiam com o programa, diz respeito a revisão cadastral. Com a Revisão Cadastral em andamento, muitos beneficiários querem saber se aqueles que receberam o benefício em outubro, continuarão a recebe-lo neste mês de novembro.
Caso você tenha recebido seu benefício normalmente em outubro, seu cadastro esteja atualizado sem pendências e sua família cumpra com todos os requisitos exigidos pelo governo, é bem provável que você receba sim neste mês.
No entanto, para aqueles que ao checarem o Cadastro Único se deparam com mensagens relacionadas a irregularidades ou a falta de atualização no sistema devem se preocupar, pois é bem provável que o benefício seja bloqueado ou suspenso em novembro.
Planejamento para o mês de novembro
Não podemos nos esquecer que o Ministério do Desenvolvimento Social possui um planejamento mensal, para efetuarem os bloqueios, suspensões e também para realizarem a liberação das parcelas que se encontram bloqueadas no sistema.
De acordo com este planejamento, em novembro serão realizados os seguintes procedimentos:
- Dia 09, será realizada a atualização da base de acompanhamento da averiguação, retirando pendências no Sibec.
- A partir do dia 10, a mensagem do extrato ficará visível no aplicativo do Bolsa Família, no Sibec e nos demais canais de pagamento. Essa também será a data limite para que as famílias que se encontram em averiguação cadastral, realizem a atualização dos dados, para evitarem bloqueios e cancelamentos no mês de dezembro.
- No dia 17 se inicia a convocação por mensagem das famílias unipessoais do público 21, que possuem irregularidades no cadastro.
- No dia 28 o Ministério do Desenvolvimento Social irá realizar novos bloqueios e cancelamentos, daqueles que não realizaram a atualização no prazo indicado ou que não se enquadram dentre as regras estabelecidas pelo programa.
Atualização do cadastro
O responsável pela família registrada deve comparecer ao Setor de Atendimentos do Cadastro Único até o dia 10 de novembro, próxima sexta-feira, para realizar a atualização de suas informações, caso contrário o benefício do Bolsa Família será cancelado de maneira definitiva.
Em caso de cancelamento definitivo, para que a família volte a receber será necessário realizar um novo cadastro e passar novamente pela fila de esperas do programa, portanto evite ao máximo que isso aconteça.
De acordo com o planejamento do MDS, dia 10 será a data limite para que as famílias que se encontram em averiguação cadastral, realizem a atualização dos dados, para evitarem bloqueios e cancelamentos neste mês e também em dezembro.
Portanto respeitem o prazo e compareçam até a unidade de atendimentos o mais rápido possível, para realizarem a atualização dos cadastros. Desta forma, continuarão a receber o benefício do Bolsa Família mensalmente.
Em relação a atualização dos aplicativos oficiais do governo que são o Caixa Tem, o Bolsa Família e o Portal Cidadão, assim como citei anteriormente só começarão a atualizar a partir do dia 10, próxima sexta-feira. Aqueles que consultarem hoje ou amanhã, ainda vão se deparar com as informações referentes ao mês de outubro.