Bolsonaro e Lula prometem permanência dos 600 reais de Auxílio Brasil

Presidente e ex-presidente se manifestaram a respeito do Auxílio Brasil durante debate presidencial

O Auxílio Brasil de 600 reais relativo ao mês de agosto terminou de ser pago, assim como o vale-gás.

No próximo mês, a previsão é que os pagamentos também sejam antecipados. O ministro da Cidadania já afirmou que isso deve acontecer nos próximos meses, entretanto nenhum calendário oficial foi divulgado ainda.

O presidente Jair Bolsonaro participou no dia 28/08/22 de um debate entre candidatos a presidência transmitido pela Rede Bandeirantes. Entre várias questões discutidas durante o debate, destaca-se o momento em que o presidente comentou sobre o Auxílio Brasil.

O presidente Bolsonaro falou mais uma vez que o Auxílio Brasil de 600 reais já está garantido para o ano que vem junto à equipe econômica, ou seja, os 600 reais que a princípio vai até dezembro, será pago também em 2023.

Outro fala de Bolsonaro que chamou atenção foi sobre o pagamento de 1200 reais para mães solo. Bolsonaro disse que a mãe solteira pode passar a receber 1200 reais de Auxílio Brasil.

Entretanto, a emenda à constituição aprovada em julho que trouxe o aumento do auxílio brasil para 600 reais não prevê o pagamento de parcela em dobro para as mães solo.

Isso é o que se tem em vigor hoje. As mães solteiras estão recebendo o valor mínimo de 600 reais assim como os demais beneficiários.

Portanto, não está previsto para os próximos meses, o pagamento de parcela em dobro do benefício para as mães solteiras.

O presidente Bolsonaro não deixou claro durante sua fala se ele pretende colocar na lei essa possibilidade de pagar o Auxílio Brasil em dobro para as mães solo, ou se talvez isso seja uma proposta apenas para o ano que vem.

Inclusive, existem projetos de lei em tramitação no Congresso que institui o auxílio brasil em dobro para as mães solo, mas por enquanto esses projetos de lei estão em análise nas comissões, ainda sem expectativa de serem colocados em discussão e votação.

Essas propostas só devem ser discutidas depois das eleições, ou seja, somente a partir de novembro.

Por outro lado, o candidato e ex-presidente Lula também comentou no debate sobre o Auxílio Brasil de 600 reais. Para Lula, o PT já discutia a proposta de Auxílio Brasil de 600 reais há muito tempo.

Veja no vídeo abaixo o que os candidatos disseram sobre o Auxílio Brasil.

Auxílio Brasil Hoje e mais…