Você já tem o cadastro do MEU INSS?
O Meu INSS é um portal multiserviços criado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS, para que o cidadão tenha acesso, de forma online, a diversos serviços oferecidos pelo órgão tais como agendamentos e solicitação de serviços.
Existe ainda uma versão do MEU INSS em formato de aplicativo de celular, disponível tanto para aparelhos com o sistema operacional android quanto para iphones, deixando os serviços da previdência social literalmente na mão dos usuários.
O objetivo da plataforma é simplificar o acesso do cidadão, principalmente agora que, em virtude da pandemia, as pessoas estão evitando sair de casa e lugares com possibilidade de aglomeração, ou seja, uma segurança tanto para quem precisa dos serviços, quanto para quem trabalha no INSS e atende a população.
Interessante, não é?
Por isso, neste artigo vamos mostrar como você pode fazer para realizar o seu cadastro do MEU INSS, seja através do site MEU INSS ou do aplicativo com o mesmo nome.
Como fazer o cadastro do MEU INSS?
Para acessar o MEU INSS, o primeiro passo é fazer o cadastro na plataforma.
Entre no site meuinss.gov.br ou abra o aplicativo Meu INSS no seu celular. Vamos mostrar o procedimento de cadastro através do site, mas você verá que o processo é exatamente o mesmo caso esteja acessando via app.
Clique em “Cadastrar Senha” e você será redirecionado ao portal gov.br.
Clique no botão verde onde está escrito “Crie sua conta gov.br”.
Aparecerá uma lista com diferentes opções de cadastro. Sugerimos escolher o cadastro através do CPF.
Em seguida, você precisará informar os seus dados pessoais:
- Nome Completo
- CPF
Depois clique no quadradinho concordando com os termos de uso.
A tela seguinte solicitará a confirmação de seus dados pessoais, tais como nome da mãe, ano, mês e dia de nascimento, dentre outras perguntas.
Preencha as informações de validação e clique em avançar.
O próximo passo será a habilitação do cadastro que acabou de realizar. Você pode escolher se prefere fazer essa habilitação via email ou SMS.
Se preferir habilitar por email, informe o seu email, ou o celular, caso deseje confirmar o cadastro por SMS.
Você receberá um email ou uma mensagem de texto com um código de ativação. Esse código deverá ser digitado na tela seguinte. Você também deverá criar uma senha.
Pronto, cadastro realizado. A partir de agora, é essa senha que você deverá usar quando acessar o MEU INSS, ou qualquer um dos serviços do governo.
Quais serviços podem ser acessados com o cadastro do MEU INSS?
Através desse cadastro do MEU INSS, você terá acesso aos mais diversos serviços oferecidos pelo INSS. Para vocês terem uma ideia, 90 dos 96 serviços que a instituição oferece podem ser acessados remotamente por meio do MEU INSS.
Aqui está a lista completa:
- Aposentadoria por Idade Urbana
- Salário Maternidade Urbano
- Apuração de Batimento Contínuo/MDS – Decreto 9462/2018
- Agendamentos e Consultas de pedidos
- Extrato Previdenciário (CNIS)
- Extrato de Pagamento de Benefício (HISCRE)
- Extrato de Empréstimo Consignado
- Extrato para Imposto de Renda (IR)
- Carta de Concessão do Benefício
- Agendamento de Perícia Médica
- Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta
- Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29
- Declaração de Regularidade da Situação do Contribuinte Individual – DRSCI
- Alterar dados Básicos de Contato
- Resultado da Perícia Médica
- Recurso
- Recurso de Benefício por Incapacidade
- Revisão
- Cópia de Processo
- Recurso – Seguro Defeso
- Cessação de Benefício por Óbito
- Cadastrar Declaração de Cárcere/Reclusão
- Cadastrar ou Renovar Representante Legal
- Alteração de Forma de Pagamento
- Reativar Benefício
- Atualização de Dependentes para Imposto de Renda
- Atualização de Dados Cadastrais do Beneficiário
- Desistência de Benefício
- Solicitar Valor não Recebido Até a Data do Óbito do Beneficiário
- Cadastrar ou Atualizar Dependentes para Salário-Família
- Suspender o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para Inclusão no Mercado de Trabalho
- Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
- Bloqueio/Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
- Reativar Benefício Assistencial Suspenso por Inclusão no Mercado de Trabalho
- Transferir Benefício para Outra Agência da Previdência Social
- Cadastrar ou Renovar Procuração
- Atualização do Imposto de Renda para Declaração de Saída Definitiva do País
- Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte
- Atualização de Dados do Imposto de Renda – Retificação da Dirf
- Certidão para Saque de Pis/Pasep/Fgts
- Exclusão de Desconto de Mensalidade Associativa/Sindicato em Benefício Previdenciário
- Solicitação de Exclusão de Empréstimo Consignado
- Cadastrar Pensão Alimentícia
- Aposentadoria por Idade Rural
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição
- Auxílio-Reclusão Rural
- Auxílio-Reclusão Urbano
- Benefício Assistencial ao Idoso
- Benefício Assistencial a Pessoa com Deficiência
- Certidão de Tempo de Contribuição
- Pecúlio
- Pensão por Morte Rural
- Pensão por Morte Urbana.
- Salário Maternidade Rural
- Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição
- Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade
- Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso
- Benefício Assistencial a Pessoa com Deficiência – Microcefalia
- Aeronauta Gestante – Auxílio-Doença
- Saldo na tela (tempo ou valor de benefício)
- Calculadora da Aposentadoria por Idade
- Calculadora da Aposentadoria por Tempo de Contribuição
- Acordo Internacional – Aposentadoria por Idade Rural
- Acordo Internacional – Aposentadoria por Idade Urbana
- Acordo Internacional – Aposentadoria por Tempo de Contribuição
- Acordo Internacional – Atualização de Atestado de Vida
- Acordo Internacional – Atualização de Dados Cadastrais e/ou Bancários
- Acordo Internacional – Atualização de Dados de Imposto de Renda
- Acordo Internacional – Benefício Exclusivo do País Acordante
- Acordo Internacional – Certificado de Deslocamento Temporário Inicial
- Acordo Internacional – Certificado de Prorrogação de Deslocamento Temporário
- Acordo Internacional – Histórico de Seguro em País Acordante
- Acordo Internacional – Pensão por Morte Rural
- Acordo Internacional – Pensão por Morte Urbana
- Acordo Internacional – Reativação de Benefício
- Acordo Internacional – Recurso
- Acordo Internacional – Regularização de Pagamentos em Atraso
- Acordo Internacional – Retificação de Deslocamento Temporário
- Acordo Internacional – Revisão
- Acordo Internacional – Salário-Maternidade
- Acordo Internacional – Transferência de Benefício em Manutenção
- Cálculo de Contribuição em Atraso, Emissão e/ou Cálculo de Gps
- Cat, Acréscimo 25%, Isenção de Ir e Auxílio-Acidente
- Inscrição Junto À Previdência Social
- Marcação ou Remarcação de Perícia Médica
- Reemitir Parcelas – Seguro Defeso
- Requerimento de Antecipação de Pagamento da Revisão do Art. 29
- Seguro Defeso – Pescador Artesanal
- Validação Facultativo Baixa Renda
- Atualização de Dados Cadastrais
Dificuldades com o Cadastro do MEU INSS
Como você viu, o cadastro do MEU INSS é um procedimento super simples, que não oferece maiores dificuldades.
Mas, atenção! Às vezes o seu cadastro não dá certo e você fica sem saber o que aconteceu. Separamos aqui os erros mais comuns, para que você fique atento na hora do preenchimento:
- o primeiro erro mais comum é digitação. Às vezes, na pressa, você pode se enganar com uma letra, não colocar um acento e isso pode comprometer o resultado como um todo. Então, atenção redobrada, ok?
- outro momento responsável pela maior parte das pessoas que não consegue se cadastrar é responder uma das perguntas de confirmação errada. Se você se enganar na hora de apertar, o sistema é travado e você só pode voltar a tentar fazer um novo cadastro depois de 24h.
O INSS também conta com uma central de tira-dúvidas, para que você possa recorrer sempre que tiver dificuldades em usar algum serviço. É através do número 135. Basta ligar para esse telefone que os atendentes estão aptos a ajudá-lo no que for necessário. A central funciona de segunda a sábado, entre 7 e 22h. A ligação feita de telefone fixo é gratuita e, caso esteja ligando de telefone celular, o custo é o mesmo de uma chamada local.
Também preciso dizer que o cadastro do MEU INSS também pode ser realizado de forma presencial, tanto nas agências do INSS, quanto em bancos como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o Banrisul, o Banco de Brasília, o Bradesco e o Sicoob.
Assista o nosso vídeo sobre o cadastro do meu INSS: