Certidão FGTS: O que é e como tirar?

fgts saque aniversário

A Certidão FGTS, chamada de Certidão Negativa de Débitos da Previdência Social (CND do FGTS) ou de Certificado de Regularidade do FGTS (CRF) é um documento que mostra que a empresa está em dia com o INSS, ou seja, que a empresa não possui dívidas ou nenhuma outra irregularidade com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Não custa nada lembrar que o pagamento do FGTS de seus funcionários é uma das obrigações de toda empresa que possui funcionários registrados em regime de CLT. O valor a ser pago mensalmente pela empresa varia entre 8 e 2% do salário do empregado.

Entendi, mas para que serve a Certidão FGTS?


Para que serve a Certidão FGTS?

As empresas costumam precisar apresentar suas Certidões Negativas do FGTS quando participam de licitações, concorrências ou mesmo quando estão solicitando empréstimos de instituições bancárias. Por esse motivo, é muito importante estar em dia com todas as obrigações.

Como emitir a CND FGTS?

Para conseguir emitir a Certidão Negativa FGTS, a empresa precisará estar regular nos seguintes aspectos:

  • estar em dia com as obrigações com o FGTS, sob os aspectos financeiro, cadastral e operacional
  • ter pago as contribuições sociais instituídas pela Lei Complementar nº. 110/2001;
  • estar em dia com o pagamento de empréstimos lastreados por recursos do FGTS.



Agora vem a informação mais importante: a Caixa Econômica permite que você consulte de forma online a regularidade da empresa perante o FGTS. Se a empresa estiver com tudo certo, o Certificado de Regularidade é emitido NA MESMA HORA.

É importante destacar que esse certificado possui validade de 30 dias a contar da data de sua emissão.



Passo a Passo Emitir CND FGTS

Passo 1: Acesse o site da Caixa e clique em “Benefícios e Programas”

certidão fgts

Passo 2: Dentro de Benefícios e Programas, clique na opção “FGTS”

certidão fgts

Passo 3: Role a tela até encontrar a opção FGTS acesso rápido.

Você deverá clicar em “Consultar CRF”

certidão fgts

Passo 4: Abrirá a tela de Consulta Regularidade Empregador. Você precisará preencher o número do CNPJ da Empresa, copie o código de verificação e clique em “Consultar”.

certidão fgts



 

Passo 5: Pronto, basta clicar em “Obtenha o Certificado de Regularidade do FGTS” e depois em “Visualizar”, para ter acesso ao documento. Agora é só salvar ou imprimir. Você está com a sua certidão negativa do FGTS em mãos.

E o que fazer se a certidão não tiver negativa?

Agora, se você seguiu esse passo a passo, mas ao invés da certidão negativa você tiver verificado que o CNPJ consultado possui pendências com o INSS é precisa que essa situação seja resolvida o mais breve possível.

Para isso, será necessário ir até uma agência da Caixa Econômica Federal para identificar qual é a pendência e então poder solucioná-la.



Gostou de saber como tirar a sua Certidão FGTS? Você também pode acompanhar esse conteúdo através do nosso canal do Youtube: