Como Baixar CNH Digital? Tire Suas Dúvidas!

Como Baixar CNH Digital? Tire Suas Dúvidas!

  • Post category:Detran

Saber como baixar CNH digital é válido para quem deseja transitar nas vias sem ter que carregar o documento físico, garantindo mais segurança e evitando problemas caso você tenha esquecido.

A Carteira Nacional de Habilitação digital funciona por meio de aplicativo. Para obtê-la, é necessário seguir os passos que iremos expor nos tópicos abaixo.

Na prática, é importante saber que a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação funciona exatamente da mesma forma que a versão física e pode ser utilizada para as mesmas finalidades: apresentar a autoridades, efetuar cadastros etc.

Mas, antes de saber como baixar CNH digital, vamos entender um pouco melhor como a versão eletrônica da carteira de motorista funciona.

PUBLICIDADE

Como Funciona a CNH Digital?

A CNH digital tem o mesmo valor legal que a versão física. Ou seja, se você estiver dirigindo e não estiver com o documento impresso, a versão eletrônica é suficiente para ser apresentada ao guarda, policial ou qualquer outra autoridade que eventualmente solicitar.

Até julho do ano passado, mais de seis milhões de carteiras digitais haviam sido emitidas.

Vale ressaltar que a criação da versão eletrônica é de responsabilidade da Serpro, a maior empresa pública de tecnologia da informação no mundo todo. Com o app, tanto a CNH quanto o CRLV digital podem ser obtidos diretamente no celular o condutor.

O CRLV digital agrega todas as informações do documento impresso, assim como a CNH eletrônica. Os dados podem ser acessados mesmo que o proprietário esteja sem internet, já que o aplicativo gera um arquivo PDF com assinatura digital.

PUBLICIDADE

Como Baixar CNH Digital?

Confira o passo a passo para aprender como baixar CNH digital:

Os únicos critérios para emissão da CNH digital é ter a versão impressa do documento com QR Code no verso, e possuir um certificado digital.

Mas quem não possui certificação digital também pode aprender como baixar CNH digital, no entanto, nesse caso será preciso ir até uma agência do Detran (Departamento de Trânsito).

Aprenda como baixar CNH digital:

PUBLICIDADE
  • Abra sua loja de aplicativos e baixe o app “Carteira Digital de Trânsito (CDT)” na Play Store ou App Store;
  • Faça seu cadastro com as informações solicitas pelo no aplicativo;
  • Ative seu cadastro clicando no link “ativar”, recebimento por e-mail;
  • Em seguida, faça login com app;
  • Após finalizar essa etapa e acessar o sistema, selecione as opções “pelo celular” > escolha entre “com certificado digital”, ou “sem certificado”, nesta opção você terá de ir presencialmente ao Detran.
  • Quando você selecionar a opção “pelo celular”, será necessário utilizar a câmera do celular para ler o QR Code, que fica no verso da sua CNH física, após essa ação você precisará fazer a prova de vida, que nada mais é do que ser reconhecido pela câmera do seu celular por meio de reconhecimento facial;
  • Para finalizar, informe o número do seu celular e pronto! Sua CNH digital será validada!

Vale ressaltar que você deverá criar uma senha de 4 dígitos, pois toda vez que for consultar seu documento virtual, será solicitada a senha cadastrada. No entanto, não é necessário ter acesso à internet no celular para abrir sua CNH digital.

Como Funciona a Certificação Digital?

Como mencionado, se você quer saber como baixar CNH digital sem precisar ir até o Detran, é necessário ter certificado digital.

Esse, por sua vez, é um instrumento que funciona como uma carteira de identidade virtual e que atesta a veracidade de que é realmente você quem está efetuando a ação, garantindo segurança e idoneidade aos processos.

Quem deseja obter um certificado digital precisa escolher uma autoridade certificadora (AC), que funciona semelhante a um cartório digital. Em seguida, basta solicitar pelo portal da própria AC escolhida a emissão de certificado digital de pessoa física (e-CPF) e/ou jurídica (e-CNPJ).

PUBLICIDADE

A partir disso você poderá obter a CNH digital sem sair de casa. Vale ressaltar que o certificado digital pode ser usado também para outras finalidades, e não apenas para descobrir como baixar CNH digital.

Deixe uma resposta