Como consultar nome sujo online e de forma gratuita

Veja o passo a passo completo de como saber se está com o nome sujo
COMO SABER SE ESTOU COM NOME SUJO GRÁTIS CONSULTA SERASA PASSO A PASSO

De acordo a Agência Brasil, em fevereiro deste ano o número de endividados que estão com o nome sujo no Brasil corresponde a 76,1% das famílias brasileiras, ou seja, quase 8 em cada 10 famílias estão endividadas.

É um dos maiores percentuais em 12 anos, ficando atrás apenas do percentual de dezembro de 2021, que foi de 76,3% de pessoas com o nome sujo. Certamente a Pandemia causada pelo Coronavirus teve um impacto significativo nesta situação.

Sobre a taxa de inadimplência, ela subiu em janeiro, atingindo 26,4% do total de famílias no país. Essa taxa, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio, é a maior desde agosto de 2020.

Cresceu também o número das famílias que deve continuar com a inadimplência e declarou não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso, ficando com o nome sujo.

Por isso, uma das principais razões para verificar o CPF na SERASA é para saber se você está com o nome sujo, ou seja, há alguma dívida ou negativação no nome.

A SERASA é  uma empresa privada de análises e informações para decisões de crédito. Ela reúne dados enviados por lojas, bancos e financeiras para dar apoio aos negócios. Essas informações recebidas são organizadas num banco de dados que mostram:

  • dívidas vencidas e não pagas;
  • cheques sem fundos;
  • protestos de títulos; e
  • outros registros públicos e oficiais.

A consulta a esse banco de dados é grátis e pode ser feita pelo celular, tanto pelo site como pelo aplicativo. As duas formas são muito fáceis e rápidas: depois de realizar um simples cadastro, você recebe na hora a informação sobre o seu nome na Serasa.

Se tiver alguma dívida em seu nome, se você estiver com o nome sujo, o sistema indicará as empresas ou instituições relacionadas.

Primeiramente, acesse o site da Serasa. Você precisa criar cadastro para ter acesso às informações. Clique em crie uma conta para se cadastrar, caso você ainda não tenha.

Depois de feito o cadastro, faça o login utilizando seu CPF, conforme figura abaixo.

Depois coloque a senha cadastrada e clique em “Continuar”.

Na tela inicial, você já consegue ver o seu SERASA SCORE. Essa é uma pontuação que varia de 0 a 1000 e indica as chances de um determinado perfil pagar corretamente as contas nos próximos 12 meses.

É uma importante ferramenta que ajuda no concessão de crédito e realização de negócios. Quanto maior o SERASA Score, maior a confiança. Assim, os bancos e financeiras costumam facilitar o acesso ao crédito para quem tem Score mais elevado, ou seja, para quem não tem o nome sujo. Para ter um Score elevado, você precisa:

  • Não ter o nome sujo;
  • Pagar suas contas em dia;
  • Manter seus dados cadastrais atualizados na Serasa;

Clicando Meu CPF e depois em Dívidas, você tem acesso ao total de dívidas negativadas, protestos, cheques sem fundo, ações judiciais e falências. Nesse campo, você consegue consultar se está com o nome sujo.

 

Caso haja alguma pendência que você não reconheça, procure uma delegacia virtual ou presencial e faça um boletim de ocorrência imediatamente!

Em seguida, entre em contato com a empresa que fez a cobrança para informar sobre a possível fraude. Depois, procure a assistência dos órgãos de defesa do consumidor para limpar o seu nome e assim, você deixar de ficar com o nome sujo.

Se quiser fazer a consulta pelo aplicativo, basta ir à PlayStore ou AppleStore e baixar o aplicativo da SERASA e seguir os mesmos passos.

Outra forma de consultar se está com o nome sujo gratuitamente é se dirigindo a uma agência da SERASA mais próxima. Você pode consultar onde fica clicando aqui.

Vale lembrar que quem tem o nome sujo não fica impedido de receber o Auxílio Brasil. Além disso, se existir dívida em sua conta, ou seja, seu saldo está negativo esse auxílio não terá seu valor descontado para o pagamento de dívidas.

Assista o vídeo abaixo sobre e veja o passo a passo completo de como saber se está com o nome sujo: