Saiba como Cancelar Cartão de Crédito em 3 Passos

Saiba como Cancelar Cartão de Crédito em 3 Passos

Apesar do cartão de crédito ter se tornado uma das formas de pagamento mais populares no mundo, saber como cancelar cartão de crédito pode ser muito útil para quem deseja controlar melhor sua vida financeira.

Isso porque não é raro pessoas que acumulam inúmeros cartões que mal usam e acabam pagando taxas e anuidades desnecessárias.

Outro cenário possível é um endividamento descontrolado diante da possibilidade de parcelar compras com um orçamento que não comporta tais gastos.

Seja qual for o motivo, saber como cancelar cartão de crédito pode te ajudar a controlar melhor sua vida financeira.

PUBLICIDADE

Embora cada instituição financeira tenha suas diretrizes e normas, o procedimento de cancelamento é praticamente o mesmo em todos os casos.

 

Como Cancelar Cartão de Crédito

Descubra abaixo como cancelar cartão de crédito em 3 passos:

 

1. Verifique se há parcelas a vencer

O primeiro passo para encerrar um cartão de crédito, é verificar se há parcelas a vencer ou faturas em aberto.

Para que o cancelamento seja efetuado, é necessário que a última fatura gerada tenha sido paga integralmente.

PUBLICIDADE

Não se esqueça de considerar as compras que podem ter sido feitas e ainda não terem sido computadas na sua última fatura.

Mas, é importante que você saiba que, embora essa seja uma orientação comum entre as operadoras, é possível, sim, cancelar ou bloquear um cartão de crédito com saldo a vencer.

Caso a central esteja tentando impedir o cancelamento alegando haver parcelas a quitar, entre em contato com a ouvidoria da operadora de cartão de crédito ou, em último caso, com o PROCON.

Vale ressaltar que até o momento do encerramento, a dívida do cartão é corrigida a partir da taxa do rotativo.

PUBLICIDADE

A partir do encerramento, os encargos param de correr o cidadão passa a ter a oportunidade de quitar a dívida integral e atualizada.

Pode ser possível, também, negociar com a instituição o valor em parcelas fixas que julgar adequadas ao seu orçamento.

A vantagem de encerrar o cartão enquanto há dívidas, é que elas não serão mais corrigidas pela taxa do rotativo, que são altas.

Nesse artigo você encontra mais informações para quem deseja cancelar cartão de crédito com dívidas a pagar.

PUBLICIDADE

 

2. Ligue para a central de atendimento ao consumidor

Após a verificação de saldo a vencer, para você que deseja saber como cancelar cartão de crédito, é necessário ligar na operadora.

Você encontra o número no verso do seu cartão de crédito.

Então você deve informar que deseja bloquear ou cancelar seu cartão. Não se esqueça de anotar o número de protocolo que será gerado.

Esse passo é fundamental, pois, diferentemente de contas bancárias, por exemplo, onde o cancelamento é realizado diretamente nas agências, o cartão deve ser cancelado por contato telefônico com a operadora.

PUBLICIDADE

 

3. Confirme seus dados

Após manifestar sua intenção de cancelar o cartão de crédito e anotar o protocolo, o atendente irá solicitar algumas informações para atestar sua identidade, evitando fraudes, por exemplo.

Então, é necessário que você esteja com seus documentos pessoais à mão, bem como com o cartão, para que se possa confirmar dados como número do cartão, CVV e data de validade.

O atendente também poderá solicitar a confirmação de informações pessoais de contato como endereço de e-mail, telefone e endereço residencial atualizado.

Somente após a confirmação dessas informações é que o atendente começará o procedimento de cancelamento do seu cartão de crédito.

PUBLICIDADE

No entanto, é altamente recomendável que você tome alguns cuidados para manter o procedimento em segurança.

Para sua garantir, solicite um comprovante atestando o cancelamento. Normalmente esse comprovante é enviado por e-mail.

Também pergunte ao atendente quais são os procedimentos sendo adotados para o cancelamento até que todas as informações estejam claras.

Além disso, caso o cartão tenha seguro, exija que ele também seja cancelado, caso contrário, você poderá ter que continuar arcando com as taxas.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta