Como fazer a declaração anual do MEI

Veja o passo a passo completo de como fazer a declaração anual do MEI em 2022. O prazo de entrega é até o dia 31 de maio de 2022.
COMO FAZER A DECLARAÇÃO ANUAL DO MEI 2022 PASSO A PASSO

Desde o início de janeiro a Receita Federal já liberou o prazo para o envio da declaração anual do MEI.

A entrega anual da declaração anual do MEI, assim como o pagamento mensal dos DAS são as obrigações mais importantes que todos os MEIs precisam cumprir para manter sua empresa nos trilhos.

Como fazer a DASN SIMEI 2022?

O primeiro passo na hora de fazer a sua declaração anual do MEI 2022 é apurar o valor da sua receita bruta anual no ano passado.

Para quem não sabe, a receita bruta anual é o valor total de tudo o que sua empresa faturou durante o ano. Lembrando que estamos falando aqui sobre os dados de 2021. Assim como o Imposto de Renda, a Declaração Anual do MEI é uma declaração que você deve fazer sempre no ano seguinte.

Acompanhar a receita bruta anual da sua empresa é de máxima importância para quem é MEI, porque existe um limite de faturamento anual. Quando a empresa ultrapassa esse limite, ela é desenquadrada da categoria MEI e vai perder os diversos benefícios de ser microempreendedor.

Existe um relatório mensal de faturamento que deveria ser preenchido todos os meses por quem é MEI.

Desta forma, você pode ir controlando mês a mês o faturamento da sua empresa e não corre o risco de perder o controle. E tem mais: se você preencher esse relatório mensal, na hora de fazer a sua Declaração Anual do MEI, o trabalho será praticamente inexistente, porque já vai estar tudo lá. Basta somar os doze meses.

Além do faturamento, também você vai precisar dizer qual o valor deste faturamento corresponde às atividades de comércio, indústria ou transporte intermunicipal ou interestadual, se a sua empresa atuar nessa área.

Pronto, com essas informações em mãos, o processo de preenchimento da declaração anual do MEI é bem simples.

Como preencher a declaração anual do MEI?

Você vai precisar entrar no site do Simples Nacional.

Ao clicar em SIMEI, escolha a opção DASN SIMEI, dentro de Cálculo e Declaração.

Clique em SIMEI

 

Clique em DASN SIMEI

Ao abrir a tela, você precisará preencher com o CNPJ da sua empresa. Clique em continuar.

Preencha com o CNPJ

Na página seguinte, você deve selecionar o ano calendário, que no caso é 2021. Ao lado, no quadro tipo de declaração, deixe marcada a opção Original. Clique em continuar.

Selecione o ano calendário 2021 e marque Original

 

Um ponto importante é que o sistema só permitirá que você faça a sua Declaração Anual do MEI se você tiver gerado as DAS todos os meses e estiver em situação regular. Caso contrário, será necessário primeiro regularizar essa situação para depois emitir a declaração anual do MEI.

Agora você vai chegar na parte da declaração em si. É neste ponto onde irá informar os dados de faturamento da sua empresa em 2021.

Vejam que existe um campo específico para a receita de prestação de serviços e outro para a receita de comércio e indústria. Quem trabalha nas duas áreas deve informar os dois valores e o sistema irá gerar automaticamente a Receita Bruta Geral. E, caso trabalhe em apenas uma das áreas, deixe o outro campo zerado.

Informar faturamento anual

Em seguida, responda se teve algum funcionário registrado, trabalhando de carteira assinada na sua MEI no ano passado. Não é necessário que o funcionário tenha trabalhado o ano inteiro. Se tiver trabalhado pelo menos por alguns meses, você deve marcar a opção Sim. Caso contrário, clique em Não. Depois aperte a tecla verde, continuar.

A tela seguinte vai mostrar um resumo dos boletos que foram pagos ao longo do ano e o botão verde Transmitir. Ao clicar, você encerra o preenchimento da Declaração Anual MEI 2022.

Boletos pagos

 

Declaração transmitida

Vai aparecer a mensagem “Declaração transmitida com sucesso”, para você ter certeza de que deu tudo certo.

Você deve clicar em Recibo de Entrega para gerar o documento que corresponde à Declaração Anual de MEI da sua empresa.

Esse documento deve ser impresso e guardado por você, porque é ele que comprova que você realizou a declaração no prazo exigido pela Receita Federal.

Se você não se sentir à vontade para preencher sozinho a sua Declaração Anual de MEI, diversas cidades estão disponibilizando técnicos para ajudar que tiver dúvidas durante o preenchimento da declaração.

Outra opção é consultar o Tira Dúvidas da Receita Federal, através do telefone 0800 978 2338. Você também pode consultar o Sebrae através do telefone 0800 570 0800.