Como fazer o planejamento estratégico para sua Startup

Muito já foi falado sobre o Business Model Canvas, um modelo de negócio que conquistou muitos empreendedores. A partir daí, as pessoas se debruçam sobre o Canvas e passam a desempenhar a famosa estratégia dos post-its, mas que com o tempo acaba sendo esquecida e arquivada.

Muitas estratégias são abandonadas e isso é um perigo para qualquer startup, uma ideia de negócio criada para crescimento rápido com poucos recursos.

Essas empresas nascentes dependem do planejamento estratégico, para evitarem a perda de foco e para o movimento da empresa no mercado, que deve ser meticulosamente planejado, já que o capital é escasso e um erro pode ser fatal.

Justamente para evitar isto, nós vamos dar algumas dicas sobre como você pode preparar as estratégias de sua startup sem grandes dificuldades ou muitas complicações.

AUTOANÁLISE

A autoanálise é extremamente necessária em todos os casos. Isso porque a empresa, além de observar bem o mercado, deve estar sempre atenta também ao que ocorre internamente. Surpresa? Não? Mesmo que isso não seja uma novidade, por mais incrível que possa parecer, muitas empresas ignoram parcialmente essa parte essencial para o posicionamento do negócio.

 O que deve ser feito? Analise qual é a proposta da empresa desde seu início. Qual é o objetivo que ela quer alcançar? Isso é muito importante. Trata-se do ponto de partida de todo planejamento estratégico.

Outro ponto importante é estabelecer uma filosofia de comportamento e atitude pessoal dentro da startup. Esse comportamento deve refletir e ser visto nos trabalhos que a empresa faz.

Existem muitos casos de negócios que perdem a sua originalidade e a sua distinção quando se deparam com trabalhos que fogem um pouco do seu campo de especialidade. O fato é que a equipe toda deve estar sincronizada e consciente do papel que aquela empresa desempenha e da imagem que ela quer passar, por isso que essa parte se faz tão relevante.

De nada adianta definir a cara da empresa e a sua visão de futuro se a realidade for diferente e ninguém vestir a camisa. Há uma necessidade latente de se conferir os trabalhos que vêm sendo desempenhados e se eles estão trazendo um crescimento significativo para a empresa.

Vemos muitos negócios por aí que conseguem um punhado de clientes e se acomodam. O objetivo de toda empresa é crescer, ainda mais em uma startup, onde o movimento faz parte da essência do negócio e onde tudo parece ser mais urgente.

Meça sempre os resultados das empresas, elegendo indicadores que podem ser facilmente revelados. Veja quem são os clientes-chave, aqueles que são mais que clientes, são parceiros. Veja se essa parceria traz um bom retorno para você e o que está atrasando o crescimento de seu negócio.

METAS E COMO CUMPRI-LAS

Alguém ouviu falar em metas? Pois é, sem elas, nada de crescimento. É algo tão básico, mas que os administradores inexperientes se esquecem de estabelecer.

Todas as empresas devem ter metas semestrais e anuais, no mínimo. Isso vai ajudar a manter o caminho certo e a evitar perda de foco.

O melhor a ser discutido é como cumpri-las. Para isso, desenvolva uma equipe e veja o que cada um pode fazer de melhor para cumprir com as metas estabelecidas.

Se você tiver mais de dois funcionários, não há problema. Existem muitas startups que não passam de apenas duas pessoas juntas fazendo um trabalho bastante significativo.

Evite exageros, para não parecer um carrasco atrás das metas a serem cumpridas. Converse com o grupo e desperte o desejo ardente de crescer em cada um deles.

Nesse artigo, optamos por deixar a parte mais didática, como a do canvas, de lado, pois praticamente todas as pessoas que vêm aqui já sabem como montar um simples e básico planejamento estratégico. Mas acreditamos que essas dicas vão fazer com que esse planejamento realmente funcione e não fique em um ciclo infinito de meras intenções.

O Instituto Montanari ACREDITA e INCENTIVA a SUA LUTA pelo SUCESSO, sempre!

Os artigos do Instituto Montanari estão em constante evolução. Aqui você também faz o conteúdo.

Você pode colaborar conosco, enviando sugestões e até os seus próprios textos. 

Ah, você também pode contar a sua história! Para tanto, converse conosco através do e-mail: 

contato@institutomontanari.com.br

Será um prazer imenso fazer contato contigo!

Obrigado!

Deixe um comentário