You are currently viewing CNH Digital: Tudo o que você precisa saber

CNH Digital: Tudo o que você precisa saber

  • Post category:Detran

Você já possui a sua CNH Digital?

A CNH Digital é a versão para celular da sua carteira nacional de habilitação, ou seja, a sua carteira de motorista. 

Trata-se de um aplicativo, criado pelo governo federal, que substitui a necessidade de você andar com a sua CNH física no bolso, garantindo mais praticidade e também segurança, já que os dados da CNH digital são criptografados e assinados digitalmente. Isso faz com que a autenticidade do documento digital esteja garantida, reduzindo os riscos de fraudes e falsificações. 

Contudo, apesar de ser bastante prática e já estar disponível desde 2018, apenas uma pequena parcela dos motoristas usa a versão digital da carteira de motorista. Dos 75 milhões de motoristas habilitados no Brasil hoje, somente 14 milhões usam a versão para celular, o que equivale a apenas 18% do total de motoristas habilitados.

PUBLICIDADE

Quer experimentar a CNH Digital? Pois acompanhe esse artigo até o final que vamos mostrar o passo a passo de como você pode habilitar a versão mobile da sua carteira de motorista.

 

Quem pode ter a CNH Digital?

Todos os motoristas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal podem ter acesso, de forma gratuita, à CNH Digital. 

Porém, a modalidade somente está disponível para os motoristas que tiraram ou renovaram a CNH após 2017, cuja carteira já possuem o QR code no verso.

Se a sua carteira de habilitação é anterior a 2017, não há motivo para se preocupar. Da próxima vez que for renovar o documento, ele já terá a inclusão do QR code, permitindo assim que você use a CNH Digital.

PUBLICIDADE

 

Como funciona a CNH Digital?

A CNH Digital é uma versão da sua carteira de habilitação física, com todas as informações como número de RG, CPF, nome completo, filiação, foto e data de nascimento, que constam no documento em papel. 

A validade da versão digital também é a mesma da versão impressa, da mesma forma que a validade jurídica do documento. Isso significa que em todos os lugares que você usaria a sua carteira nacional de habilitação física, você pode apresentar a CNH Digital, como no embarque em aeroportos, no acesso a órgãos públicos, enfim, em qualquer lugar dentro do Brasil onde precise apresentar um documento de identificação com foto, que substitui a apresentação do RG e do CPF.

Outro aspecto importante é que o aplicativo da CNH Digital funciona de forma off line, então não é preciso ter acesso à internet para poder visualizar o documento.

PUBLICIDADE

Por questão de segurança do motorista, o aplicativo solicita que seja criada uma senha de 4 dígitos, que deverá ser digitada sempre que você quiser acessar a sua CNH pelo aplicativo. Também é possível ativar o reconhecimento pela digital ou reconhecimento facial, quando o celular possuir essa tecnologia.

 

Como habilitar a CNH Digital

Gostou da ideia de usar a versão da CNH Digital em seu celular? Vamos mostrar agora o passo a passo de como você pode habilitar o seu celular para ter acesso ao documento. 

O primeiro passo é baixar o aplicativo. Ele está disponível na Google Play, para celulares android, assim como na App Store, para quem usa Iphone.

Antes de baixar o aplicativo, que se chama Carteira Digital de Trânsito, confira se o desenvolvedor do app é o Governo do Brasil, para evitar fraudes.

PUBLICIDADE

aplicativo cnh digital

Com o aplicativo instalado no celular, você precisará fazer o login com a sua senha da Conta de Acesso Único da Administração Pública Federal. É a mesma senha para qualquer serviço do portal gov.br.

Clique no quadrado azul “Entrar com gov.br”

cnh digital

PUBLICIDADE

O aplicativo, então, solicitará o preenchimento do seu CPF e da senha.

cnh digital

Após a validação da senha e do CPF, você deverá cadastrar o seu número de celular, para receber um código de verificação. Esse código será enviado para o celular cadastrado por SMS.

confirmacao aplicativo da cnh digital

PUBLICIDADE

Em seguida, digite o código no aplicativo, conforme solicitado, e clique em “validar código”.

Pronto, você já acessou o aplicativo.  

Uma vez com o acesso habilitado, é hora de transferir os dados da sua CNH em papel para o aplicativo.

PUBLICIDADE

Clique em Habilitação.

habilitação cnh digital

Clique agora em “Toque para baixar a sua CNH”.

baixar cnh digital

PUBLICIDADE

Em seguida, preencha com os dados do seu documento.

Essas informações constam no seu documento impresso. Você pode clicar na interrogação que aparece ao lado do nome do documento, que o aplicativo mostrará onde localizar o número no seu documento impresso. Depois, clique em “Baixar cnh digital”.

Mas, antes de inserir o documento no aplicativo, você precisará criar uma senha de 4 dígitos. Sempre que desejar acessar a CNH Digital essa senha será solicitada.

PUBLICIDADE

senha de acesso cnh digital

Após cadastrar a senha de acesso você poderá habilitar o sensor biométrico do seu celular para desbloquear a CNH Digital.

Pronto. Feito isso, a sua carteira de habilitação aparecerá na tela do seu celular. 

cnh digital

PUBLICIDADE

Bem simples, não é mesmo?

Vale a pena destacar que se você não conseguir gerar a CNH Digital será preciso buscar o Detran do seu estado, para compreender qual foi o problema. Na maioria dos casos, basta atualizar algumas informações obrigatórias, como número de celular, CPF e email que o problema é resolvido.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta