Consultar Score Para Financiamento: Passo a Passo

o que é score

Consultar score para financiamento é fundamental antes de uma instituição financeira liberar o dinheiro. Isso porque a pontuação indica a confiabilidade de seu cadastro e a probabilidade de inadimplência.

Você mesmo pode consultar seu score, desse modo, consegue monitorar sua pontuação e conferir quando ele aumenta ou diminui.

O fato é que o sonho de ter uma casa própria ou aquele carro zero dependem dessa pontuação, caso você decida financiá-los. Quanto maior for a pontuação, mais chances de você conseguir o financiamento com melhores condições de pagamento, inclusive taxas de juros mais baixas.

Neste artigo você irá conferir o passo a passo para consultar score para financiamento.



Como Funciona Score?

Além de saber como consultar score para financiamento, vamos entender um pouco mais como ele funciona e por que é tão importante?

O score é uma ferramenta utilizada pelas instituições de proteção ao crédito, como Serasa, SPC, SCPC, etc.

Todas as pessoas físicas e jurídicas possuem essa pontuação.

Para atribuir essa nota, leva-se em consideração a histórico de dívidas do cidadão, sua inadimplência, se há restrições no CPF ou CNPJ, dentre outros fatores. A partir disso, obtém-se a pontuação, que vai de 0 a 1000, e quanto maior for, melhor será seu cadastro.

E, é a partir dessa pontuação que bancos, instituições financeiras e lojas de varejo em geral determinam se liberam seus serviços aos clientes ou não. Além disso, um bom score pode ainda proporcionar melhores taxas de juros.

As informações que os birôs de crédito levam em consideração ao determinar a pontuação do seu score são:

  • Histórico de pagamentos de dívidas e faturas no prazo;
  • Inscrição do CPF ou CNPJ em órgãos de proteção ao crédito, ou seja, negativação da pessoa física ou jurídica;
  • Atualização de dados no site;
  • Frequência de utilização de serviços financeiros como empréstimos, financiamentos e cartões. Quanto mais você movimentar o crédito, maior será a pontuação.



Qual Score é Bom Para Financiamento?

Antes de mais nada, é preciso considerar que não há um score padrão que é utilizada para conceder serviços. Cada instituição adota seus padrões. Enquanto algumas são mais exigentes e requerem uma altíssima pontuação, outras são mais flexíveis e fornecem seus serviços financeiros a pessoas com um score menor, ainda que com taxas de juros mais altas.

Além disso, deve-se considerar o que você quer financiar e o valor total do bem financiado. Esses fatores influenciam na percepção do score considerado bom.

Ainda assim, de modo geral, pontuações a partir de 700 são consideradas seguras e oferecem juros razoáveis aos clientes.

As pessoas com pontuações até 300 apresentam alto risco de inadimplência, enquanto aqueles com pontuação entre 300 e 700 têm médio de risco e pessoas com score a partir de 700 oferecem baixo risco de inadimplência.



Como Consultar Score Para Financiamento?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre como as instituições de proteção ao crédito determinam a confiabilidade de uma pessoa ou empresa, vamos descobrir como consultar score para financiamento.

Para isso, basta seguir o passa a passo abaixo:

  • Na página seguinte, preencha o formulário com os dados solicitados e crie uma senha. Então declare que aceita os termos de uso e clique em CRIAR CONTA GRÁTIS:
  • Você receberá um e-mail com um link para confirmar seu cadastro, no endereço que forneceu. Confirme seu cadastro e termine de preencher seus dados.
  • Em seguida seu cadastro irá entrar em processo de análise. Quando ele for liberado, você receberá um e-mail informando a liberação de acesso.
  • Então basta que você entre no site informando seu CPF e sua senha criada e então conseguirá ver seu score.

Viu como é simples e rápido consultar score para financiamento?