O Bolsa Família faz parte da cesta de programas sociais do Cadastro Único. O Cadastro Único é uma base de dados que mantém os registros das famílias de baixa renda no Brasil, que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Para permanecer na folha de pagamentos dos benefícios sociais, assim como o Bolsa Família, os segurados devem realizar a atualização cadastral num prazo máximo de 24 meses a partir da última entrevista, quando houver alteração nos dados informados ou quando o governo emitir um comunicado solicitando esse procedimento.
Pente fino Bolsa Família
O Ministério do Desenvolvimento Social segue realizando um pente-fino nessas informações, buscando trazer mais assertividade para os programas de distribuição de renda, em especial o Bolsa Família. Milhares de beneficiários tiveram nos últimos meses suas parcelas bloqueadas nos aplicativos e estão aguardando ansiosamente pela liberação dos valores.
O governo, sob a liderança do presidente Lula, está dando continuidade à averiguação nos cadastros dos beneficiários do programa Bolsa Família. A revisão cadastral no Bolsa Família deveria ter sido concluída até dezembro do ano passado; no entanto, foi confirmado pelo MDS que esse processo ainda levará algum tempo para ser encerrado de maneira definitiva. Foram constatadas inúmeras irregularidades entre os cadastros dos beneficiários do programa assistencial e, por este motivo, cerca de 4 milhões de famílias tiveram o benefício interrompido nos últimos meses.
Quem se encontra bloqueado volta a receber o Bolsa Família agora em abril?
Recentemente, foi divulgado um print da situação de uma família que teve seu benefício interrompido e em seguida liberado, vejam só. O responsável alegou que estava bloqueado desde o mês de janeiro, realizou a atualização de seu cadastro, conseguiu comprovar que se enquadrava em todos os critérios exigidos e agora, após quase 4 meses de espera, teve suas parcelas liberadas para saque.
Lembrando que os valores retroativos referentes aos meses em que o benefício se encontrava bloqueado só podem ser sacados na agência da Caixa Econômica Federal ou em uma lotérica correspondente, pois não são depositados no Caixa Tem.
Quem terá a chance de ser desbloqueado e receber nos próximos dias?
O Ministério do Desenvolvimento Social possui um planejamento mensal onde analisam os cadastros de maneira minuciosa, para garantir que só permaneçam no programa aqueles que realmente necessitam do benefício. Portanto, se você teve seu benefício bloqueado recentemente, já realizou a atualização de seu cadastro e conseguiu comprovar que se enquadra em todos os requisitos impostos pelo governo, possivelmente terá suas parcelas liberadas em breve pelo MDS.
Calendário de pagamentos Bolsa Família abril 2024
Quanto ao calendário de pagamentos para abril, os depósitos seguirão o calendário oficial divulgado pelo governo. Para os municípios em estado de calamidade, os benefícios são depositados antecipadamente para todas as famílias, independentemente do final do NIS.
Para os demais, os depósitos são feitos de acordo com o final do NIS, e é importante observar que os pagamentos programados para segunda-feira podem ser antecipados para o sábado anterior. Por exemplo:
- NIS de final 1, pagamento dia 17.
- NIS de final 2, pagamento dia 18.
- NIS de final 3, pagamento dia 19.
- NIS de final 4, pagamento dia 22, podendo ser antecipado para o dia 20.
- NIS de final 5, pagamento dia 23.
- NIS de final 6, pagamento dia 24.
- NIS de final 7, pagamento dia 25.
- NIS de final 8, pagamento dia 26.
- NIS de final 9, pagamento dia 29, podendo ser antecipado para o dia 27.
- NIS de final 0, pagamento dia 30.
Assim, encerram-se os depósitos programados para março. Os valores continuarão sendo depositados no Caixa Tem, permitindo que os beneficiários realizem PIX e transferências pelo aplicativo, além de possibilitar o saque em agências bancárias ou lotéricas.