Recentemente, foi informado que não haverá novos bloqueios ou desbloqueios de beneficiários do programa Bolsa Família nos meses de maio e início de junho. Isso vem gerando muitas dúvidas e incertezas.
Revisão Cadastral Bolsa Família
O governo federal está realizando desde março, uma revisão cadastral nos dados do Cadastro Único, com o objetivo de identificar as famílias que estão recebendo o benefício assistencial de maneira indevida, ou seja, que não se enquadram nos requisitos exigidos.
Entre março e abril, mais de 2,5 milhões de beneficiários foram bloqueados ou cancelados do Bolsa Família. Para evitar novas chances de fraudes, o governo não liberou o recadastramento online do Bolsa Família, devendo o beneficiário passar por nova entrevista e apresentar pessoalmente a documentação para regularizar o cadastro.
Por esse motivo, é orientado pelo governo, que nesse primeiro momento, apenas as pessoas que tiveram o benefício bloqueado devem procurar o CRAS ou o setor do Cadastro único para atualizar os seus dados.
Para realizar a atualização, é necessário que a família leve os documentos de todos os integrantes da famílias, que comprovem a situação em que ela se encontra, como CPF, comprovante de residência e documento original com foto.
Após esse procedimento, as informações são repassadas para o sistema, onde é conferido se todas as informações são verdadeiras e se o beneficiário atende a todos os requisitos, se estiver tudo correto o Bolsa Família é desbloqueado automaticamente pela gestão municipal.
Bloqueios e desbloqueios no Bolsa Família em maio
De acordo com o que foi informado pelo MDS, em maio e junho não teremos bloqueios e desbloqueios. Este “congelamento” está ocorrendo porque o sistema de pagamentos do Bolsa Família, que também é responsável pelos bloqueios, está passando por uma grande atualização desde o último dia 29 de abril, para que em junho os novos valores anunciados possam ser pagos.
Esta atualização ocorrerá até o dia 23 de junho, e impede que novos bloqueios ou desbloqueios sejam realizados neste período.
Neste caso, os principais afetados serão as famílias que foram bloqueadas recentemente ou que sofreram bloqueios a mais tempo, mas ainda não conseguiram atualizar seus dados. Pois estes beneficiários ainda deverão respeitar o prazo e atualizar seus dados em até 60 dias para evitar a perda do benefício.
De acordo com o comunicado que foi liberado pelo governo federal, todos aqueles que atualizaram seus dados após o dia 15 de abril só terão a oportunidade de serem desbloqueados a partir do dia 26 de junho.
Parcelas retroativas do Bolsa Família liberadas
No entanto, o que está acontecendo com alguns beneficiários é bem diferente.
Os aplicativos do Caixa Tem e do Bolsa Família, estão atualizando gradativamente. Para aqueles que já recebem a mais tempo, tem a ciência de que a atualização dos aplicativos é um processo demorado e acontece aos poucos.
Muitas famílias que se encontravam bloqueadas nos últimos meses, ao consultarem o aplicativo nos últimos dias, essas parcelas se encontravam liberadas para saque.
Essa família, por exemplo, estava bloqueada desde março, realizou a atualização dos dados no CRAS de sua cidade e agora em maio teve as parcelas retroativas liberadas, além da parcela que será paga agora em maio.
Os valores ainda estão sendo disponibilizados no aplicativo de maneira gradual, mas em breve, o beneficiário terá acesso a todas as parcelas retroativas, além do valor que tem direito a receber em maio.
Neste outro exemplo, o beneficiário teve as parcelas de abril desbloqueadas e agora em maio receberá o retroativo, além do valor que será concedido nesse mês.
Já neste outro exemplo, as parcelas de abril e maio ainda se encontram bloqueadas, e neste caso, o beneficiário precisa ir até o CRAS de sua cidade realizar a atualização cadastral, ou caso já tenha realizado esse processo, é necessário aguardar até que tudo seja regularizado e os dados sejam confirmados, para o governo reaver os pagamentos.
É importante ressaltar, que normalmente, os valores são liberados alguns dias após o desbloqueio no aplicativo do programa.
O valor deverá ficar disponível para movimentação no aplicativo Caixa Tem, porém, se isso não ocorrer, basta comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal com seus documentos, explicar a situação e solicitar o saque.
Portanto, se no aplicativo consta que a parcela que se encontrava bloqueada está liberada, porém, os valores não se encontram disponíveis no Caixa Tem, vá presencialmente até a agência da Caixa, ou até uma lotérica correspondente e solicite o saque de seu benefício.