A cotação do dólar PTAX é um dos marcadores utilizados no mercado financeiro para definir o preço praticado em inúmeros segmentos no Brasil e é divulgado diariamente pelo Banco Central.
Para quem está começando a investir no mercado financeiro, ou simplesmente aqueles que desejam entender melhor como certas operações funcionam no Brasil, entender o dólar PTAX é fundamental.
Neste artigo você irá descobrir como ele é definido, qual a cotação e quais os impactos que ele tem no país e em diversos serviços.
Afinal, Como o Dólar PTAX Funciona?
Diariamente o valor do dólar PTAX é divulgado quatro vezes. Seu câmbio é utilizado como base de cálculo para serviços relacionados a viagens, demandas internacionais e mais alguns outros serviços.
Na prática, a adesão a câmbio do dólar PTAX não é obrigatória às empresas, no entanto, ele pode ser usado como referência para definição de valores de serviços, por exemplo.
Uma das principais situações em que o dólar PTAX é adotado como referência é ao fechar a fatura de um cartão de crédito, por exemplo.
Quando uma pessoa utiliza seu cartão de crédito internacional fora do Brasil, e o valor é cobrado em dólar, é necessário fazer a conversão da moeda ao real.
Como mencionamos, o PTAX não é um câmbio obrigatório, mas que muitas instituições financeiras adotam como referência para o fechamento da fatura.
Quem efetua o cálculo e a divulgação – que como mencionamos é feita quatro vezes ao dia – é o Banco Central.
Desse modo, a oscilação do dólar está diretamente ligada ao PTAX, que acompanha as suas altas e baixas.
Como o Dólar PTAX Afeta os Brasileiros?
Não é novidade que muitas coisas que consumimos, diária e esporadicamente, são fabricadas fora do país.
Na prática, até mesmo os itens que são fabricados em país que não possuem o dólar como moeda oficial, são comercializados a partir do câmbio da moeda norte-americana.
Nesse sentido, produtos importados, viagens, passagens, compras feitas no exterior e todas as relações de compra e serviços adquiridas ou consumidas no, ou do exterior, ficam mais caras quando o PTAX está em alta.
Ressaltamos, no entanto, que a cotação do dólar PTAX é distinta da cotação do dólar turismo e do dólar comercial.
É válido lembrar que quando uma compra é efetuada usando como base a taxa PTAX, cobra-se também uma taxa adicional, conhecida como spread, que tem como finalidade custear os encargos das instituições financeiras ou adotar o câmbio.
Essa taxa oscila em torno de 4%, podendo variar para mais ou para menos, de acordo com a instituição. Lembramos que a taxa spread também é cobrada em compras feitas no exterior ou a cada vez que um pagamento é efetuado com cartão de crédito em moeda internacional.
Como o Dólar PTAX é Calculado?
Como mencionado, o Banco Central calcula e divulga a cotação PTAX quatro vezes ao dia. Os horários em que os valores são expostos são, respectivamente, por volta das dez horas, onze horas, meio-dia e uma hora da tarde.
Nesses horários, são divulgadas a taxa de abertura, a taxa intermediária, a segunda taxa intermediária e a taxa de encerramento.
Após a divulgação dos quatro valores, o BACEN calcula a média das cotações divulgadas no dia.
Como o valor oscila diariamente e, no dia, quatro valores diferentes são apurados, torna-se inviável precisar o valor do câmbio.
No entanto, você pode conferir o valor diretamente no site do Banco Central. Para isso, siga as instruções abaixo:
- Acesse o site do Banco Central;
- No canto esquerdo do site, estará disponível o valor de compra e venda PTAX do dólar e euro, como indicado:
Lembramos que você deve acessar o site em diferentes horários para acompanhar a oscilação da moeda.