Com o empréstimo Banco do Povo, os clientes podem reorganizar suas vidas financeiras, equilibrar as dívidas ou, quem sabe, dar o pontapé inicial que faltava para tirar um novo projeto do papel. Essa modalidade de crédito irá beneficiar principalmente quem deseja empreender e começar um negócio próprio!
Nesta quarta-feira (3), o governador do estado de São Paulo, João Doria, apontou que iria liberar aos paulistas um pacote de medidas visando diminuir o impacto causado pela pandemia aos empreendedores.
Sendo assim, as condições de obtenção do empréstimo Banco do Povo são válidas apenas para os empresários do estado p0aulista, que terão direito a um montante de R$25 milhões de reais, que serão distribuídos entre os requerentes, como explicaremos nos tópicos abaixo. Continue lendo e veja como fazer para solicitar:
Como Irá Funcionar o Empréstimo Banco do Povo?
Os empreendedores enquadrados nos critérios de elegibilidade poderão requerer o empréstimo Banco do Povo graças ao crédito concedido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado de São Paulo.
O crédito irá contemplar duas linhas, que serão:
Empréstimos Para Trabalhadores Informais
O empréstimo Banco do Povo destinado aos trabalhadores informais e produtores rurais (desde que sem CNPJ) irá oferecer o limite de até quinze mil reais.
Além do valor, outro fator que vem despertando o interesse dos trabalhadores informais é a taxa de juros do empréstimo Banco do Povo, que será apenas 1% ao mês, percentual consideravelmente abaixo do que é praticado no setor financeiro ordinário.
Contudo, o prazo para quitar o débito não é muito estendido, e chega a, no máximo, doze meses, além de sessenta dias de carência para capital de giro.
Já quem optar em investimentos fixos e mistos poderão ter acesso a até vinte e quatro meses de prazo, com noventa dias de carência.
Uma das condições para obtenção do crédito concedido pelo empréstimo do Banco do Povo é que o empreendedor participe de um curso de qualificação voltado à gestão financeira. Esse treinamento será ministrado de forma totalmente online com o intermédio do SEBRAE São Paulo.
Os outros dois critérios para obtenção do empréstimo Banco do Povo é ter um avalista. Tanto o requerente quanto seu avalista não podem ter nenhum tipo de restrição em órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa, por exemplo.
Pessoas Jurídicas
Além de trabalhadores informais, pessoas jurídicas também serão contempladas pelo empréstimo Banco do Povo. As taxas serão ainda menores: 0,35% ao mês.
Nessa linha de crédito, o limite será ainda maior: R$ 21 mil reais. Além disso, estende-se também o prazo para quitar o débito. Se a primeira linha requer até doze meses, nesta modalidade, a pessoa jurídica poderá pagar em até 24 meses.
Já a carência para capital de giro será a mesma da linha anterior: sessenta dias.
No que tange aos investimentos fixos e mistos, o requerente terá direito ao prazo de 36 meses e carência de, no máximo, 90 dias.
Os critérios de adesão a essa linha são os mesmos da linha de créditos para autônomos: curso de qualificação de gestão financeiro e ausência de restrições.
Como Solicitar Empréstimo Banco do Povo?
Para dar entrada no pedido de empréstimo Banco do Povo, é necessário acessar o site oficial do Banco do Povo e fazer a solicitação.
Além disso, também é possível fazer o pedido diretamente em uma agência do Banco do Povo. Atualmente o banco conta com 491 agências distribuídas entre 461 municípios paulistas.
Caso opte pelo atendimento presencial, não se esqueça de estar munido com seus documentos pessoas e documentos de identificação da empresa que comprovem a titularidade (no caso da linha de crédito para pessoas jurídicas).
Vale ressaltar que no site do Banco do Povo você pode conferir na íntegra o endereço e telefone de todas as agências disponíveis no estado.