Empréstimo consignado do Auxílio Brasil: Ministro confirma liberação antes das eleições

Ministro da Cidadania informou da liberação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil está autorizado e regulamentado pelo governo. A Lei foi sancionada no dia 3 de agosto de 2022, e a regulamentação foi publicada no dia 12 de agosto.

Entretanto, desde então, o governo ainda não liberou de fato o empréstimo, pois alguns detalhes ainda precisam ser definidos.

Segundo o UOL, o ministro da cidadania, Ronaldo Bento, esteve em um evento nesta segunda-feira, dia 26 de setembro, na Bahia, e após deixar este evento, ele falou com a imprensa.

Ao ser perguntado sobre o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, o ministro afirmou que o empréstimo será liberado ainda essa semana, ou seja, antes do primeiro turno das eleições.

“Esta semana vai estar disponível para as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil mais essa ferramenta de superação de pobreza porque vai ter um empréstimo dentro de uma taxa de juros justa para que a gente consiga dar ferramentas para a gente sair da situação de pobreza”, afirmou o ministro.

Portanto, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil ficará disponível para os beneficiários essa semana, ou seja, até o dia 2 de outubro.

O ministro Ronaldo Bento não falou em taxa de juros. Então, por enquanto, não sabemos ainda se o governo vai limitar ou não a taxa. Mas ele afirmou que será uma taxa justa.

A fixação de um teto para cobrança de juros do empréstimo é tema de reuniões diárias no Ministério da Cidadania.

A defesa no ministério é de que o limite dos juros seja fixado pelo menos igual ao do INSS e do BPC LOAS, que é de 2,14% ao mês.

Se o governo liberar de fato o empréstimo consignado do Auxílio Brasil nessa semana, pode ser que o ministério e os bancos tenham finalmente chegado a um acordo sobre a fixação do teto de juros.

Veja no vídeo abaixo todos os detalhes do empréstimo consignado do Auxílio Brasil.

https://youtu.be/bAhKXcV_530