FGTS Saque Imediato: Quem Tem Direito? Como Funciona?

FGTS Saque Imediato: Quem Tem Direito? Como Funciona?

  • Post category:FGTS

O FGTS saque imediato é uma modalidade de saque nova do fundo de garantia que garante ao contribuinte obter o valor disponível em conta.

Essa nova modalidade também é conhecida como saque emergencial e é destinada às pessoas que possuem saldo em contas inativas.

Contudo, algumas regras se aplicam e não são todos os trabalhadores que têm direito ao FGTS saque imediato.

Além disso, existem algumas regras que devem ser seguidas para que o benefício, que é pago pela Caixa Econômica Federal, seja pago. É válido lembrar, ainda, que há um limite de saque por conta.

PUBLICIDADE

Se você tem dúvidas sobre o FGTS saque imediato e quer saber se tem direito ao benefício e como fazer para recebe-lo, basta continuar lendo este artigo.

Nos tópicos abaixo você irá conferir tudo que precisa saber sobre a modalidade.

 

Afinal, O Que é FGTS Saque Imediato?

Atualmente as formas vigentes de saque do FGTS são duas: o saque aniversário ou o saque rescisão.

O primeiro, é a modalidade que permite que o trabalhador saque o valor acumulado no seu mês de aniversário. Já o segundo garante ao cidadão a possibilidade de receber o valor diante de uma rescisão de contrato de trabalho, ou seja, quando é demitido sem justa causa.

PUBLICIDADE

O FGTS é um recurso de extrema importância aos trabalhadores e garante a manutenção das necessidades básicas quando o indivíduo se encontra desempregado por tempo limitado.

O pagamento do FGTS, contudo, não é descontado em folha de pagamento, ao contrário do INSS.

Já o FGTS saque imediato foi instaurado em 2020 como uma forma de driblar o impacto financeiro negativo causado pela crise. Desse modo, os cidadãos passam a ter direito a parte do saldo disponível em suas contas do fundo de garantia de modo imediato.

O FGTS saque imediato foi aprovado pelo Governo por meio de uma Medida Provisória 946/2020, que institui medidas diversas para driblar o desemprego e a redução de renda na vida das famílias.

PUBLICIDADE

O valor que poderá ser sacado do fundo de garantia é de até um salário mínimo vigente, ou seja, até R$1.045 reais, desde que o requerente obedeça ao calendário de pagamentos da Caixa.

 

Quem Tem Direito ao FGTS Saque Imediato?

Todos os trabalhadores vinculados FGTS têm direito a essa modalidade de saque.

O valor de um salário mínimo por saque considera a soma de todos os saldos, levando em consideração as contas ativas e inativas, ou seja, de emprego atual e empregos passados cujo saldo não foi integralmente sacado.

Para aqueles que possuem mais de uma conta no fundo de garantia, o saque cujo valor é de um salário mínimo será feito, primeiramente, na conta de contratos já extintos, começando da que apresentar menor saldo, e assim sucessivamente.

PUBLICIDADE

 

Como Fazer FGTS Saque Imediato?

O FGTS saque imediato deve ser feito pelos trabalhadores por meio do aplicativo Caixa Tem. Vale lembrar que além do saque em dinheiro, o beneficiário também poderá efetuar a transferência do saldo disponível para outras contas bancárias.

Não se esqueça que por meio do app também é possível utilizar o saldo para pagar boletos, por meio do código de barras, fazer compras online, dentre outras opções.

Se você não sabe se tem saldo do fundo de garantia, uma simples consulta de FGTS pode tirar sua dúvida. Neste artigo ensinamos como consultar saldo FGTS.

Vale ressaltar, ainda, que os trabalhadores que optarem por fazer o FGTS saque imediato, devem fazer a solicitação de recebimento por meio do aplicativo Caixa Tem até o dia 31 de dezembro de 2020.

PUBLICIDADE

Após essa data, essa modalidade de saque será extinta e os contribuintes só poderão receber o benefício nas condições previstas por lei, ou seja, por meio do saque-aniversário e do saque-rescisão.

Já no site da Caixa você pode obter informações mais detalhadas sobre o saque imediato.