Foco e Produtividade

Foco e Produtividade
Foco e Produtividade

Eu sempre tive um problema comum com foco e produtividade.

Sempre ia dormir com aquela sensação de ter deixado coisas importantes do meu dia sem conclusão, em aberto. Por mais que eu me esforçasse, por mais coisas que eu tivesse feito durante o dia, persistia aquela impressão ruim de que nem tudo que deveria ter sido feito o foi.

Se você também já tentou diversas formas para produzir mais e mais rápido, sem perder a qualidade, porém acaba perdendo o foco em algumas tarefas mais importantes, essa dica tem o potencial de te ajudar na sua jornada.

Todo dia pela manhã eu passei a adotar o hábito de criar uma lista com as atividades e tarefas do dia. Normalmente faço isso enquanto tomo café e verifico a minha agenda.

Em seguida, classifico cada atividade em dois tipos: urgente e importante.

Atividades urgentes são aquelas inadiáveis, que não podem ser postergadas pro dia seguinte. Já as atividades importantes são aquelas que, embora importantes, como o próprio nome sugere, podem ser adiadas, ou seja, são um pouco mais flexíveis.

Após a classificação, eu começo o meu dia com produtividade e foco total nas atividades urgentes…

Vou cumprindo uma a uma até acabar com todas elas. Depois, quando me resta algum tempo, passo para as atividades importantes.

O que pode acontecer, e de fato acontece comigo, é que algumas vezes uma determinada atividade importante acaba sendo adiada muitas vezes seguidas. O que fazer então? Simples, nesses casos eu aprendi a dividir essas atividades urgentes em minúsculas atividades menores. Assim eu distribuo essas pequenas atividades ao longo da semana, classificando-as como atividade urgente.

Isso me permitiu produzir muito mais e aumentar em muito a minha capacidade de concentração e foco. Trata-se de um método muito simples. Experimente por uma semana e note os incríveis resultados.

Para melhor compreensão, assista ao vídeo a seguir sobre foco e produtividade.