Quer ganhar dinheiro com Marketing de Afiliados? Veja como

Ganhar dinheiro com Marketing de Afiliados é uma das grandes sensações do momento na internet. 

Trata-se de uma forma de você ganhar dinheiro promovendo produtos ou serviços criados por outras pessoas. 

A ideia por trás dessa estratégia é bem simples: você ajuda outras pessoas a venderem mais e, como recompensa, ganha uma comissão sobre as vendas realizadas através dos produtos que você divulgar.



Uma das principais vantagens é que você não precisa criar algo para ganhar dinheiro, nem tem que se preocupar com o pós venda, atendimento ao cliente, nada disso. 

Você aproveita o produto genial criado por outra pessoa e ganha dinheiro recomendando-o. E, para fazer isso, basta ter um canal para divulgar esse produto, que pode ser um blog ou as suas própria redes sociais, como Instagram e Facebook.



Quer saber como funciona? Vamos lhe mostrar como você pode ganhar um bom dinheiro com Marketing de Afiliados.

Ganhar dinheiro com Marketing de Afiliados: Como começar

Escolha uma Plataforma de Afiliados para se associar

A Plataforma de Afiliados é o meio que lhe colocará em contato com o produtor daquilo que você irá promover a venda, lhe disponibilizando os links exclusivos dos produtos e repassando as suas comissões de vendas.

Esse link é fundamental porque é a forma como o sistema entende que a venda de determinado produto veio através da sua indicação e assim pode contabilizar o seu comissionamento.

Algumas das principais plataformas de produtos digitais existentes, os chamados infoprodutos, são:

Hotmart

Site Hotmart - Como ganhar dinheiro com Marketing de Afiliados

Clickbank

Eduzz

Site Eduzz - Ganhar dinheiro marketing de afiliados

 



Já para a indicação de produtos físicos existe o programa de Afiliados da gigante Amazon.

Site Associados Amazon - Marketing de AfiliadosUma vez que a Plataforma de Afiliados tenha sido escolhida, o próximo passo é se cadastrar como Afiliado. 

Escolha o segmento de produtos que irá trabalhar

Depois, o passo seguinte é escolher o segmento de produtos que você irá indicar. A ideia não é sair indicando qualquer produto, de qualquer assunto.

Pense nas pessoas com quem você se relaciona. Quem é a sua audiência? Qual produto faz sentido ser recomendado para elas? 

Vamos dar um exemplo. Se você é mãe de um bebê e faz parte de um grupo com outras mães, pode fazer sentido recomendar aquele curso super completo sobre introdução alimentar. Isso porque é um tema que você tem intimidade para falar, faz sentido dentro do seu universo, assim como também para as outras mães com quem você costuma interagir.

Por outro lado, não faria muito sentido se você fosse, nesse mesmo grupo de mães, divulgar um curso sobre marcenaria para escritório. Ou falar sobre um curso de hambúrguer gourmet em um grupo de pessoas vegetarianas. Acho que você já pegou o espírito da coisa, não é?



Escolha os produtos que irá indicar

Bom, mas você sabe que existe uma infinidade de produtos que você poderia indicar, dentro do tema escolhido. E agora, como se decidir pelo produto a ser promovido?

Uma boa dica é olhar a página de vendas dos produtos que você considera interessantes, que é o local para onde as pessoas serão redirecionadas através do link existente na sua divulgação. 

O Hotmart, uma das principais plataformas de cursos online existentes, fez uma lista com os principais itens que tornam uma página de vendas mais atraente para o público:

  • tem foco direto na conversão, isto é, gerar a venda
  • apresenta bem o produto, de forma atrativa e concisa, com detalhes de como ele funciona
  • mostra de forma clara o preço do produto
  • apresenta garantias para o consumidor em caso de desistência
  • responde todas as possíveis objeções que a pessoa pode ter antes de fazer a compra
  • tem depoimentos de outras pessoas que já compraram esse produto
  • tem um botão de Call to Action (CTA), estimulando a compra, de forma bem visível

Você pode usar esse checklist como referência, já que, a partir da sua indicação, a pessoa para quem você recomendou o produto irá visitar a página de venda dele e decidir se a indicação vale a pena ou não ser seguida.

Uma boa página de venda certamente promoverá melhor o produto em questão e aumentará as chances de efetivar a venda. Ponto para você, que ganhará a sua comissão.



Defina o canal de vendas e mãos à obra

O seu canal de vendas é o local onde você fará a recomendação dos produtos que está divulgando para a audiência. 

Você pode usar as suas redes sociais, escrever um blog e até mesmo fazer vídeos. Isso vai depender do que você já possui, assim como das suas habilidades.

Em todos os casos, você pode trabalhar tanto de forma orgânica, se já tiver um bom número de seguidores ou leitores assíduos do seu blog, por exemplo, como investir em tráfego pago através de anúncios.

Agora, plataforma escolhida, produto escolhido e meio de divulgação decidido, você já está pronto para colocar em prática as suas recomendações e começar a ganhar dinheiro com  Marketing de Afiliados.



Recomendações para ganhar dinheiro com Marketing de Afiliados

Finalmente, é importante destacarmos que para ganhar dinheiro com o Marketing de Afiliados não basta sair recomendando aleatoriamente vários produtos e cruzar os dedos para que funcione. 

Essa é uma técnica de marketing, que, para dar certo, precisa ser usada com a estratégia correta.

Separamos algumas dicas fundamentais para que você comece a ganhar dinheiro imediatamente:

  • Só recomende produtos que você realmente confia e pode atestar a qualidade. De preferência, que você já tenha experimentado. A sua credibilidade diante da sua audiência é o seu principal trunfo nessa atividade. Se você começar a indicar produtos de baixa qualidade, as pessoas não irão mais confiar nas suas recomendações.
  • Não precisa direcionar as pessoas a comprarem nada. O ideal é que você compartilhe a sua experiência positiva com o produto e os benefícios que você obteve. Essa é a melhor forma de instigar naturalmente o desejo daqueles que querem obter os mesmos benefícios.
  • Tente mostrar para o seu público uma prova de que o produto que você está indicando funcionou realmente para você. Mais uma vez, estamos aumentando a credibilidade da sua recomendação.



É possível mesmo ganhar dinheiro com Marketing de Afiliados?

Você pode estar lendo tudo isso e pensando: será que isso funciona? Precisamos te dizer que a resposta é sim. É realmente possível ganhar dinheiro com Marketing de Afiliados. 

Sabe por que funciona? Porque, em meio a tantos produtos existentes no mercado as pessoas precisam de indicações para facilitarem as suas escolhas.

É é neste ponto que entra o Marketing de Afiliados. Você, trabalhando como Afiliada ou Afiliado, é a pessoa que irá fazer a recomendação sobre o produto para alguém, simplificando o processo de decisão de outra pessoa. 

A internet está cheia de depoimentos de pessoas que estão estão conseguindo ganhar um bom dinheiro com o Marketing de Afiliados. Essa pode ser a sua chance, então, mãos à obra!