O Ministério da Cidadania lançou o novo aplicativo do Cadastro Único. Essa nova versão traz mais opções aos usuários, como a possibilidade de auto cadastramento, um mapa georreferenciado com os pontos de atendimento mais próximos aos cidadãos, extrato dos benefícios, notificações e muito mais.
Cerca de 80 milhões de pessoas com registro no banco de dados do Governo Federal já podem ter acesso ao novo aplicativo do Cadastro único.
O Cadastro Único é utilizado pelo Governo Federal para definir quem é elegível a mais de 28 benefícios e iniciativas, como o Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Enem, Tarifa Social de Energia Elétrica e Casa Verde Amarela, por exemplo.
O novo app irá utilizar cruzar os dados de 36 bilhões de registros e as informações serão computadas instantaneamente de acordo com cada solicitação executada.
O aplicativo é mais uma facilidade para o cidadão ter acesso ao sistema. O Ministério da Cidadania informou que vai ampliar a conectividade dos Postos do Cadastro Único em mais de 700 municípios.
O aplicativo foi lançado oficialmente essa semana, e anunciado pelo até então Ministro da Cidadania, João Roma, e pelo presidente da república, Jair Bolsonaro.
Para baixar o aplicativo, basta acessar a Playstore, no caso de celulares Android, ou na Apple Store, para iphones.
E muito cuidado com os aplicativos falsos. Existem diversos apps falsos com o nome parecido, as vezes com a mesma logo. O nome do aplicativo oficial é Cadastro único.
Com o novo app é possível:
- emitir um comprovante de cadastramento,
- consultar quais são os integrantes da família e o NIS de cada um,
- ver se o cadastro está atualizado ou não,
- atualizar o cadastro por confirmação dos dados, e ainda
- consultar os benefícios que a família recebe, dentre eles o Auxílio Brasil e o BPC/LOAS.
Para fazer uma consulta simples do seu cadastro, basta a pessoa informar os seus dados pessoais. Eles devem estar iguais aos registrados no Cadastro único.
Para ter o acesso completo ao cadastro e aos serviços do aplicativo, a pessoa deve utilizar o login e senha do portal gov.br.
Para ver o passo a passo de como se cadastrar no gov.br, clique aqui.
As pessoas que querem se inscrever no cadúnico, já devem usar também o aplicativo. A pessoa deve baixar o app, fazer o pré-cadastramento, e dentro do aplicativo mesmo, localizar um posto de cadastramento mais próximo e se dirigir até lá,
Se a pessoa que deseja se inscrever no cadúnico fizer o pré-cadastramento pelo app, isso vai ajudar a reduzir o tempo de espera nas unidades de atendimento, já que a pessoa chega ao local com a necessidade de apenas completar e confirmar os dados.
Lá no posto de atendimento, a pessoa só precisará finalizar o cadastro, ou seja, complementar as informações da família e apresentar os documentos dos integrantes familiares.
Veja no nosso vídeo abaixo essas e outras informações sobre o novo aplicativo do Cadastro Único: