Informe de Rendimento INSS: Como Consultar Online

Informe de Rendimento INSS: Como Consultar Online

  • Post category:INSS

O informe de rendimento INSS é um documento de caráter comprobatório que apresenta os valores recebidos pelos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social.

Desse modo, pensionistas e aposentados podem emitir o informe de rendimento INSS, que também pode ser conhecido como demonstrativo do IR para informar o Imposto de Renda que é recolhido todos os meses.

Até há algum tempo, o informe de rendimento INSS poderia ser obtido em bancos ou nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social. Hoje em dia isso pode ser feito pela internet, ainda que muitos não saibam exatamente como proceder.

Para que você possa emitir o seu informe de forma rápida, ágil e segura, preparamos este artigo. Nos tópicos abaixo você irá conferir o passo a passo para consultar o documento pela internet, sem o intermédio de terceiros. Continue lendo e saiba como obter o seu.

PUBLICIDADE

 

O Que é Informe de Rendimento INSS?

Anualmente pessoas que possuem rendimentos tributáveis acima de determinado valor devem declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física para ficar em dia com a Receita Federal e não ficar em débito com o Governo, como explicamos detalhadamente neste post.

Aposentados e pensionistas também devem efetuar a declaração, caso os rendimentos sejam superiores ao valor determinado no ano vigente.

Para possibilitar a declaração, os aposentados e pensionistas da previdência pública devem obter o informe de rendimento INSS.

Neste documento está o extrato resumido dos rendimentos obtidos no ano-base, necessários para efetuar a declaração exata dos ganhos tributáveis.

PUBLICIDADE

Confira abaixo como consultar o informe de rendimento INSS de sua casa, totalmente online, sem qualquer tipo de custo.

 

Como Consultar o Informe de Rendimento INSS?

Para consultar o informe de rendimento INSS, é necessário estar cadastrado no portal Meu INSS.

Se você ainda não é cadastrado, basta seguir as instruções abaixo:

  • Acesse o site Meu INSS ou clique neste link para ser redirecionado ao site automaticamente;
  • Em seguida, clique em Cadastrar senha, como indicado na imagem a seguir:

informe de rendimento inss

PUBLICIDADE
  • Na página seguinte, clique em Crie sua conta gov.br:

informe de rendimento inss

  • Agora você deverá escolher a forma como deseja efetuar seu cadastro. Você pode optar por:
    • Validação Facial no App Meu gov.br
    • Bancos Credenciados
    • Internet Banking
    • Número do CPF
    • Certificado digital
    • Certificado digital em nuvem
  • Preencha o formulário que será exibido com os seus dados pessoais. Será necessário criar uma senha para poder acessar o sistema.

Após efetuar o cadastro no portal Meu INSS, você poderá conferir o seu Informe de Rendimento INSS. Para isso, basta acessar o sistema e pesquisar por Imposto de Renda.

Preencha as informações solicitadas e então o demonstrativo será exibido. Você poderá salvar o arquivo em seu computador ou imprimir.

Vale lembrar que o documento também poderá ser emitido a partir do aplicativo Meu INSS. No entanto, para imprimir o documento a partir do celular, certifique-se que a impressora esteja conectada ao smartphone.

PUBLICIDADE

Se preferir, pelo celular também é possível gerar o arquivo, enviar por e-mail e, posteriormente o abrir no computador e fazer a impressão.

 

Outras Formas de Consultar Informe de Rendimento INSS

Embora seja bastante prática consultar o informe de rendimento INSS pela internet, existem formas alternativas de obter o documento.

Uma delas, é por meio do próprio banco em que você recebe a aposentadoria, pensão ou benefício da previdência social.

Normalmente as agências entregam o demonstrativo no início do prazo de declaração de imposto de renda de pessoa física.

PUBLICIDADE

Além disso, se você prefere atendimento presencial, é possível fazer o agendamento no INSS, como ensinamos neste artigo.

Desse modo, você deverá comparecer presencialmente no INSS, munido dos documentos de identificação que são informados no ato de agendamento e, sendo assim, poderá solicitar o informe de rendimentos na própria agência.

Deixe uma resposta