O deputado federal André Janones publicou um vídeo em seu Instagram informando que o Auxílio Brasil vai acabar em dezembro.
Janones afirmou que teve acesso a um documento, que ele diz que é o plano de governo de Bolsonaro, onde está escrito que o Auxílio Brasil vai acabar no dia 31 de dezembro.
Durante a tarde do dia 10 de gosto, o ministro da cidadania, Ronaldo Bento, juntamente com o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, fizeram questão de falar ao vivo nas redes sociais sobre essa declaração de Janones.
Alguns fatos sobre o Auxílio Brasil:
– O Auxílio Brasil de 400 reais iria ser pago até dezembro de 2022. Mas a Lei nº 14.342 que entrou em vigor em 19 de maio de 2022 tornou o benefício permanente. Ou seja, sem data para terminar. Isso foi aprovado pela Câmara dos Deputados, pelo Senado Federal e pelo presidente Jair Bolsonaro.
– No dia 14 de julho de 2022 foi promulgada a emenda à constituição que autorizou o aumento de 200 reais no benefício do Auxílio Brasil até dezembro deste ano. Ou seja, o aumento de 200 reais, a princípio, terminará sim em dezembro. Ou seja, pelas leis que estão em vigor hoje no Brasil, o Auxílio Brasil voltará a ser de 400 reais em Janeiro de 2023.
– Porém, o presidente Jair Bolsonaro já afirmou que vai manter os 600 reais para o próximo ano. Segundo o presidente, essa proposta será enviado para o Congresso deliberar. O
O Auxílio Brasil é um programa de transferência de renda, permanente, cujo valor é de no mínimo 400 reais. Não existe qualquer proposta ou ideia de acabar com o programa.
Inclusive, o próprio ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, bem como o senador Flávio Bolsonaro, fizeram questão de desmentir essa informação no dia 10 de agosto durante uma live na rede social Kwai.
Veja no vídeo abaixo o que eles disseram e mais informações sobre o Auxílio Brasil.