Como consultar e sacar dinheiro esquecido do Banco Central

Veja o passo a passo completo de como resgatar o dinheiro esquecido do Sistema Valores a Receber do BACEN
PASSO A PASSO COMO CONSULTAR E SACAR DINHEIRO ESQUECIDO BANCO CENTRAL CALENDÁRIO VALORES A RECEBER

Se você possui algum dinheiro ‘esquecido’ nos bancos, você poderá conferir o valor dos recursos e agendar o saque a partir desta segunda-feira, dia 7 de março, de acordo com um calendário definido pelo ano de nascimento de cada cidadão.

O Sistema de Valores a Receber foi criado pelo Banco Central do Brasil, para que você possa saber se em algum momento algum banco te cobrou uma taxa mais alta do que era devido, se você pagou a mais um boleto, ou se você teve uma poupança abandonada ou uma conta corrente que tinha algum saldo não sacado antes de ser fechada. Resumindo, se existe algum dinheiro que é seu, por direito, mas que está em algum banco e você pode nem estar sabendo ou lembrando, você poderá solicitar o resgate.

Segundo o Banco Central, são 4 bilhões de reais que serão pagos a 28 milhões de clientes – 26 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas.

Ou seja, tem grande chance de você ter algum recurso a receber através desse sistema do Banco Central.

O serviço abriu as consultas em 14 de fevereiro de 2022, para que se pudesse verificar se havia algum dinheiro esquecido nas contas bancárias.

Agora, a partir do dia 7 de março, será possível fazer a consulta para saber de quanto é o valor e, finalmente, agendar o resgate.

Então vamos ao passo-a-passo de todo o processo. Ou seja, primeiro vamos ver como consultar o sistema pra saber se você tem algum dinheiro a receber e se, tiver, como solicitar o saque.

Quem já fez a consulta inicial para saber se tem ou não recursos recebeu uma data específica para retornar ao site do valoresareceber.bcb.gov.br. E Quem ainda não fez a primeira consulta deve fazê-lo o mais breve possível – não é preciso esperar a data do cronograma.

É só acessar o site  valoresareceber.bcb.gov.br  e fazer a consulta usando o número do CPF e a data de nascimento.

Se você tiver valores a receber, o sistema vai informar a data em que você poderá pedir o resgate do dinheiro.

Por exemplo, nas imagem abaixo, após colocar o CPF e a data de nascimento, foi informado que a pessoa deve voltar ao site para solicitar o saque do dinheiro. Ou seja, a pessoa tem algum dinheiro a receber.

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Inserir CPF e data de nascimento.
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Data para solicitar o resgate.

Então, como vocês podem ver, a solicitação do resgate poderá ser feita a partir das 4:00 do dia 7 de março até às 14:00 do mesmo dia. E caso a pessoa perca este período, ela ainda poderá agendar o saque em uma nova data, na data de repescagem.

Por outro lado, se o site informar que não foram encontrados valores a receber para o seu CPF (imagem abaixo), o sistema informará uma nova data pra você fazer uma segunda consulta, que começará a partir do dia 02 de maio, pois a partir desta data terá um novo lote de pagamentos que se refere a valores deixados nos bancos por outras situações.

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Nova data para consulta.

Assim, mesmo quem já tiver resgatado no primeiro lote poderá ter mais dinheiro que ficou para trás em alguma outra instituição financeira.

Então, não deixem de consultar novamente a partir do dia 02 de maio de 2022!

No momento da consulta você saberá se tem valor a receber e, caso positivo, receberá data e período para solicitar o resgate do saldo existente, como mostrei pra vocês agora há pouco.

As datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme o calendário abaixo.

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Cronograma Saque Dinheiro Esquecido

Para aqueles que nasceram antes de 1968, o período de agendamento do saque será disponibilizado em uma data entre 7 e 11 de março. E pra quem perder a data agendada, a data de repescagem será no dia 12 de março.

Já para aqueles que nasceram entre 1968 e 1983, o período de agendamento do saque será disponibilizado em uma data entre 14 e 18 de março. E pra quem perder a data agendada, a data de repescagem será no dia 19 de março.

E para aqueles que nasceram após 1983, o período de agendamento do saque será disponibilizado em uma data entre 21 e 25 de março. E pra quem perder a data agendada, a data de repescagem será no dia 26 de março.

Quando receber a data, confira se você foi agendado(a) para o período de 4h às 14h ou de 14h às 24h. Se você esquecer ou perder a data e o período, não tem problema. É só consultar o sistema novamente.

Se você não comparecer nessa data e período, você terá que voltar no sábado da repescagem, de acordo com o calendário acima. A repescagem vai funcionar sempre das 4h às 24h.

E se você também perder a repescagem, poderá solicitar o resgate do saldo existente a partir do dia 28 de março de 2022.

E se ainda assim, você perder essa última data, não se preocupe, o seu dinheiro continuará guardado à sua espera!

Se você então possui valores a receber, você deve acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período previamente informados.

Fazer login com sua conta gov.br (nível prata ou ouro). Para acessar o sistema no dia da solicitação do saque você precisará ter um cadastro no Portal Gov.br. Se você ainda não tem, recomenda-se que você o faça antes do dia agendado para a solicitação do resgate, pois o portal poderá ficar lento no dia.

Se você quiser saber o passo a passo de como se cadastrar no Gov.br é só ver o tutorial que fizemos no neste post: https://institutomontanari.com.br/passo-a-passo-como-cadastrar-no-gov-br-e-obter-selo-ouro-e-prata-nivel-de-seguranca/

Depois de fazer o login na sua conta do Gov.br, você deve Ler e aceitar o Termo de Responsabilidade e depois consultar:

– o valor a receber;

– a instituição que deve devolver o valor;

– a origem (tipo) do valor a receber; e

– informações adicionais, quando for o caso.

Você deve Clicar na opção que o sistema indicar, Que podem ser as seguintes:

Primeira: ” Solicitar por aqui “, significa que a instituição oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis. Ou pode ser a seguinte ” Solicitar via instituição “, significa que a instituição não oferece a devolução por Pix no prazo de até 12 dias úteis.

Neste caso você deve entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de devolução do valor.

E Para consultar os canais de atendimento da instituição, é preciso clicar no nome da mesma na tela de informações dos valores a receber.

Para acessar o passo-a-passo completo de como consultar e sacar dinheiro esquecido no Banco Central, veja no nosso vídeo abaixo:

https://youtu.be/9LuBzL4Y9P8

 

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