You are currently viewing Como descobrir quanto tempo falta para a aposentadoria INSS? Passo a passo completo MEU INSS

Como descobrir quanto tempo falta para a aposentadoria INSS? Passo a passo completo MEU INSS

Você sabia que é possível consultar, de forma online e gratuita, quanto tempo falta para a aposentadoria?

Para entender quanto tempo falta para a aposentadoria é importante saber exatamente qual o período que você já contribuiu para o INSS. 

Como estamos falando de uma quantidade considerável de anos, é bem difícil que alguém saiba exatamente a quantidade exata de meses que contribuiu, para poder calcular com precisão quantos meses faltam.

Mas, para ajudá-lo nessa complexa tarefa, o portal MEU INSS disponibiliza a possibilidade de você fazer, sem sair de casa, a consulta sobre os meses já contribuídos e ainda, calcular quanto tempo falta para a aposentadoria.

PUBLICIDADE

Neste artigo, vamos mostrar para você o passo a passo de como fazer essa consulta.

Vamos lá, vamos direto ao que interessa.

 

Simulação da Aposentadoria

O portal Meu Inss, a partir das informações constantes na base de dados do Instituto Nacional de Seguridade Social, permite que os segurados possam consultar quanto tempo falta para se aposentar, seja considerando a aposentadoria por tempo de contribuição, seja considerando a aposentadoria por idade.

Durante a simulação é possível alterar a data de nascimento, assim como incluir vínculos trabalhistas que não constem na base do INSS.

PUBLICIDADE

Lembrando que esse serviço é apenas uma simulação para fins de informação, que pode ser usada por qualquer pessoa, sem restrições. Ele não garante o direito à aposentadoria.

Outro ponto importante a considerar é que essa simulação já está de acordo com as novas regras de aposentadoria, a partir da Reforma da Previdência, incluindo as regras de transição. Nesse sentido, temos três grupos de trabalhadores:

  • aqueles que na época da aprovação da Reforma da Previdência, em 13 de novembro de 2019, já tinham cumprido os requisitos mínimos para poderem se aposentar. Esse grupo não foi afetado pelas mudanças trazidas pela reforma.
  • o grupo de trabalhadores que começou a contribuir com a previdência após o início da validade da reforma. Nesse caso, eles seguem as novas regras de elegibilidade trazidas pela reforma.
  • e o terceiro e mais numeroso grupo, que é chamado o grupo de transição. São as pessoas que já estavam contribuindo com a previdência antes da reforma, mas ainda não tem tempo suficiente para poderem se aposentar.

 

Passo a passo para saber quanto tempo falta para a aposentadoria

Antes de começar a consulta, é importante que você tenha em mãos suas carteiras de trabalho, onde constam os dados relativos a seus empregos anteriores, para se certificar que os dados constantes na base de dados do INSS estão corretos.

Agora, vamos ver o passo a passo para consultar o tempo que falta para a aposentadoria:

PUBLICIDADE
  • O primeiro passo é acessar o portal Meu INSS
  • Você precisará fazer o seu login com a senha de serviços online gov.br. Se ainda não tiver essa senha, clique em “crie sua conta” e siga os passos informados pelo sistema. É bem simples e rápido.
  • Após o login, clique em “Do que você precisa?” e no campo escreva “simular aposentadoria”.
  • O sistema vai então mostrar o seu tempo total de contribuição em anos e meses. Por exemplo, 15 anos e 3 meses. 
  • Confira os dados apresentados com as informações constantes nas carteiras de trabalho, contratos e guias de contribuição que você tiver em mãos.
  • Se você detectar alguma inconsistência nas informações, saiba que durante a simulação os dados apresentados poderão ser alterados por você. Para mudar qualquer informação, você deve clicar no lápis que aparece ao lado do dado. Lembrando que essa informação alterada terá que ser depois atualizada junto ao INSS. 
  • Da mesma forma, também é possível incluir novos vínculos que não constem em seu cadastro.
  • O sistema irá apresentar uma tabela com sete linhas: duas que apresentam as informações referentes às antigas aposentadorias por idade e por tempo de contribuição e outras cinco linhas, sendo uma para uma das regras de transição da reforma. Com isso, é possível analisar quanto tempo falta para a aposentadoria por idade e por tempo de contribuição para cada regra. Se o segurado já tiver atingido o direito à aposentadoria em alguma das regras de transição, o sistema também informará.
  • Após a consulta é possível gerar um pdf com a informação, ou ainda solicitar a aposentadoria a partir dessa simulação, caso você já tenha o tempo de contribuição necessário para se aposentar.

Esse processo também pode ser feito através do aplicativo Meu INSS, disponível para celulares com o sistema operacional android ou IOS, seguindo os mesmos passos da consulta pela web.

Lembrando, mais uma vez, que se trata apenas de um simulador. O cálculo oficial deverá ser feito pelo próprio INSS, no momento da solicitação da aposentadoria.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta