Como Vender no Facebook: Como criar sua Loja Virtual em 6 Passos

A rede social mais popular do mundo é um ótimo canal de vendas. Entenda como criar a sua loja virtual na plataforma e comece agora a vender no Facebook!

Atualmente, o Facebook é a rede social mais popular no mundo, possuindo por volta de 2,41 bilhões de usuários ativos a cada mês. Esse número gigantesco de público chamou a atenção de empresas e marcas que buscam crescer seu tráfego e viram no Facebook uma excelente oportunidade de alcançar essas pessoas e criar um marketplace para aumentar suas vendas.

Por que eu deveria vender no Facebook?

Praticamente, todas as pessoas hoje no mundo que têm conexão à internet possuem uma conta nesta rede social. Devido aos 2 bilhões de pessoas usando a rede social diariamente, as suas chances de encontrar pessoas interessadas no seu produto e vender esses produtos no Facebook é gigante.



Mesmo que você não consiga alcançar um público tão grande, o esforço ainda será recompensado. Quando o público se mostra interessado no seu produto, certamente muitas vendas serão realizadas.

As ferramentas de vendas disponibilizadas no Facebook são gratuitas, então você não pagará nem um centavo para vender no Facebook. Só os anúncios são pagos.

Grandes e pequenas marcas do mundo todo já estão na rede social. Se você quer entrar na disputa, precisa criar uma loja e começar a vender no Facebook hoje.

Do que se trata o Facebook para empresas?

Conforme o grande crescimento do número de marcas e empresas utilizando o Facebook, a empresa de Mark Zuckerberg criou uma ferramenta para esse público, o Facebook para empresas.



Essa é uma ferramenta que nasceu da rede social, totalmente voltada ao mundo dos negócios. Diferentemente de um perfil comum, a ferramenta apresenta um design, abrangência e recursos pensados para a publicidade e muitas vendas dos produtos e serviços ofertados.

Essa ferramenta te permite criar e administrar a página da sua loja, fazer contato com os seus clientes e até criar campanhas de divulgação dos seus produtos e vendê-los no Facebook.

Como já foi dito aqui antes, todas essas ferramentas então disponíveis, de graça, e sem qualquer comissão ao Facebook!

Passo a Passo de como começar a vender no Facebook:

Ao contrário do que parece, as ferramentas de negócios do Facebook não são muito complicadas. Mesmo assim, exigem dedicação para utilizar tudo o que a rede social oferece.



1 – Crie um perfil para a sua loja

A primeira coisa a ser feita para começar a vender no facebook, é criar uma página para a sua loja. É um processo bem fácil e rápido.

Agora, faça o login no Facebook e selecione em “criar” no canto superior direito. Uma lista aparecerá, então clique “Página” para começar a criar um perfil para a sua loja.

vender no Facebook
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Então, escolha a categoria da sua página. Aparecerão duas opções, “Negócio ou marca” e “Comunidade e figura pública”. Tenha cuidado na escolha, isso poderá afetar a sua estratégia.

Logo após, insira as informações da sua loja e escolha a categoria dele (como um restaurante, loja ou site, etc).

Conforme a sua escolha, será preciso enviar outras informações, tal como endereço físico, telefone e ponto de venda.

Agora, você poderá adicionar à página da sua loja fotos dos produtos, de perfil e capa ou fazer isso mais tarde.

Parabéns, a página da sua loja já está criada e você já pode começar a vender no Facebook. Você também poderá adicionar informações complementares como descrição, contato, site e email selecionando “Editar informações da Página”.

Quanto mais informações você inserir na sua loja, melhor vai ser a experiência e a receptividade do público para que você gere mais vendas.



2 – Configurando a loja do seu negócio

Dentre as possibilidades do Facebook para Empresas, existe a oportunidade de criar uma loja virtual dentro da página e vender diretamente no Facebook.

Para que essa função seja habilitada na página da sua loja, acesse “Configurações” e depois clique em “Modelos e Guias”.

Você poderá selecionar um guia com botões ou guias padrões ou alterar as guias atuais, exibidas na página da sua loja.

Para a sua loja virtual ser ativada, selecione a opção “Adicionar uma guia” na parte inferior da página e clique em “Loja”.

Após isso, você precisará ler e aceitar os Termos e Políticas do Vendedor para que não hajam erros ao usar a plataforma de vendas.

Agora, você deverá escolher como a venda será realizada: se o produto será diretamente vendido pelo Facebook ou pelo seu site externo e também em qual moeda os anúncios serão exibidos.

3 – Escolha como serão as suas vendas no Facebook

O Facebook disponibiliza uma experiência de vendas completamente associada ao Facebook Shop, te possibilitando vender os produtos na rede social da seguinte maneira:

  • Insira os produtos na plataforma

 A plataforma te permite inserir um a um os seus itens no Facebook Shop, sem ocorrer qualquer tipo de cobrança.

Essa possibilidade é muito interessante para quem vende poucas quantidades de produto. Você tem a opção também de criar catálogos e coleções, um meio excelente para organizar seus produtos de forma persuasiva.



Na outra ponta, você precisará gerenciar todos os pedidos manualmente, algo que com certeza irá te tomar muito tempo caso você tenha um grande fluxo de vendas.

  • Venda no Facebook conectado a uma plataforma de e-commerce

Muitas plataformas de ecommerce, como o Shopify, te possibilitam vincular o seu leque de produtos e vendê-los diretamente no Facebook.

Uma das vantagens desse método é que os processos como os pedidos e envio do produto são automáticos, economizando grande parte do seu tempo.

Além de vender no Facebook, com o uso dessa ferramenta, você poderá aumentar a abrangência da sua marca vendendo em outras plataformas ou sites, como Amazon, Pinterest e etc.



O lado ruim são os custos dessa ferramenta. Em grande parte dos casos, você precisará fazer uma assinatura para acessar certos recursos da plataforma ou pagar comissões a cada venda.

4 – Crie o catálogo da sua loja

 Para adicionar um produto no catálogo da sua loja virtual, acesse a guia “Loja” na página e selecione “Adicionar Produto”. Agora, adicione as fotos e imagens do produto e os detalhes, como descrição, preço e nome.

Depois de cadastrar seus produtos, uma mensagem dizendo “Processando” será exibida. Se o anúncio estiver dentro dos requisitos, ele estará disponível dentro de 24 horas e pronto para ser vendido no Facebook.



5 – Crie catálogos de produtos

 Uma das ferramentas disponíveis no Facebook Shop é a implementação de catálogos. Ela te permite destacar certos produtos da sua loja e organizá-los por categoria para que os clientes os achem mais facilmente.

Para fazer isso, acesse a guia “Loja” na página da sua loja e clique em “Adicionar Coleção”

Na sessão de “Ferramentas de publicação”, selecione “Adicionar coleção”. Você deverá nomear a coleção, escolher seu modo de visibilidade e se estará destacada na sua loja.

Quando finalizar, clique em “Salvar”. Para continuar adicionando produtos, clique“Adicionar produtos”.

Não existe um limite para cadastrar seus produtos em uma coleção destacada, mas o Facebook exibe apenas os 10 primeiros.

6 – Promova sua loja na rede social

Criar uma loja virtual no Facebook e esperar que as pessoas te achem não vai funcionar. É importantíssimo que você promova a sua loja para torna-la conhecida e aí sim começar as vendas no Facebook.

Existem várias maneiras de fazer isso, entre elas: Fazer marketing de conteúdo ou utilizar uma ferramenta chamada Facebook Ads.



Criando uma rede de Marketing de conteúdo

Um passo importante para você começar a vender no Facebook é postar conteúdo regularmente na página da sua loja.

Um dos canais mais importantes e utilizados hoje para gerar engajamento e fortalecer o relacionamento com as pessoas são as redes sociais. Através delas, mais pessoas podem conhecer a sua marca e seus produtos, você receber sugestões e ainda resolver as dúvidas de clientes em potencial.

Tenha cuidado para não exagerar na dose e transformar a sua página em uma vitrine. A ideia é que 80% do conteúdo seja educacional e para cativar a audiência e os outros 20% sejam para as vendas.

Utilizando o Facebook Ads

Provavelmente você já sabe que o Facebook, como a maior parte das redes, não exibe suas publicações para todos os seus seguidores. Só uma parte dos seus seguidores recebem as publicações na linha do tempo (por volta de 10%).

Uma forma de aumentar o seu alcance e ao mesmo tempo alcançar mais pessoas que estão no seu público-alvo é fazer divulgações através do Facebook Ads.



Esse método de publicidade na rede social permite criar divulgações com vários objetivos diferentes como:

  • Expandir alcance e prestígio da marca
  • Gerar engajamento e tráfego
  • Estimular os usuários
  • Gerar usuários e cadastros
  • Aumentar as vendas

Uma das vantagens dessa ferramenta é que o Facebook Ads dispõe de meios de segmentação que te permitem atingir precisamente o grupo de pessoas estipulado.

Dentre as funcionalidades que podem ser usadas, estão:

  • Localização
  • Gênero
  • Formação
  • Idade
  • Assuntos de interesse

Os anúncios através do Facebook Ads não exigem grandes recursos. Até pequenas lojas, sem muito capital disponível, podem ter resultados excelentes na plataforma.

Desta forma, você poderá aumentar a exposição da sua marca e produtos e consequentemente as suas vendas no Facebook crescerão também!