A Ford está saindo do Brasil. A gigante automotiva, que está no país há mais de 100 anos e foi a primeira fabricante a produzir carros por aqui, anunciou ontem que está deixando o Brasil.
A montadora, na realidade, está deixando de fabricar veículos em solo brasileiro, mas continuará vendendo carros no Brasil. A partir de agora, os carros vendidos no Brasil virão das fábricas localizadas na Argentina e no Uruguai, além de importações da matriz norte-americana.
Impactos da Mudança
O processo de fechamento será imediato nas fábricas localizadas em Camaçari na Bahia, e em Taubaté, São Paulo. Já a terceira unidade, localizada em Horizonte, interior do Ceará, irá funcionar até o terceiro trimestre de 2021.
Uma das consequências das mudanças provocadas pelo fato da Ford está saindo do Brasil é que alguns veículos serão descontinuados. Na lista dos carros que sairão de circulação estão o Ecosport, o Ka e o T4, assim que acabarem os estoques existentes.
Porém, um dos maiores impactos certamente será econômico. As três fábricas possuem cerca de 6000 funcionários, mas, considerando os funcionários diretos e indiretos, esse número deve chegar a mais de 73 mil postos de trabalho.
Por que a Ford está Saindo do Brasil?
Segundo a montadora, esse fechamento faz parte da política de reestruturação global da companhia. Desde 2013, a Ford América do Sul vem acumulando perdas significativas, dependendo da matriz nos EUA para manter a operação, o que fez com que o negócio deixasse de ser sustentável.
Em um comunicado, Jim Farley, presidente e CEO da Ford, lamentou a saída do país: “A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”.
Vale ressaltar que esse movimento no Brasil não é isolado. Desde 2018 a empresa já promoveu diversos cortes de funcionários nos Estados Unidos e na Europa, além de ter fechado fábricas na Austrália e na França.
Ford está Saindo do Brasil: Confira a avaliação feita pelo Presidente Bolsonaro
O Presidente Bolsonaro comentou o anúncio de fechamento das fábricas da Ford. Segundo ele, o motivo pelo qual a Ford está saindo do Brasil, ou seja, fechando as suas fábricas no país, está relacionado com o fim de subsídios fiscais para a produção.
“Lamento os 5 mil empregos perdidos. Agora a imprensa não fala que em novembro nós criamos 414 mil empregos. E estamos perdendo 5 mil agora. Repito: lamento. Mas o que a Ford quer? Faltou a Ford dizer a verdade: querem subsídios. Vocês querem que eu continue dando R$ 20 bilhões para eles como fizeram nos últimos anos? Dinheiro de vocês, de impostos de vocês, para fabricar carro aqui? Não. Perdeu a concorrência. Lamento.”, disse o Presidente Bolsonaro hoje (12/01), enquanto conversava com apoiadores.
Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados, também comentou a saída em rede social: “O fechamento da Ford é uma demonstração da falta de credibilidade do governo brasileiro, de regras claras, de segurança jurídica e de um sistema tributário racional. O sistema que temos se tornou um manicômio nos últimos anos, que tem impacto direto na produtividade das empresas. Espero que essa decisão da Ford alerte o Governo e o parlamento para que possamos avançar na modernização do Estado e na garantia da segurança jurídica para o capital privado no Brasil.”
A Ford no Brasil
Veja os principais números da Ford no Brasil:
- inaugurou sua primeira fábrica em 1919, no Centro da cidade de São Paulo
- é a 5a. maior montadora do Brasil e detém atualmente 7,14% de participação no mercado nacional
- em 2020, a Ford vendeu 119.454 automóveis, 19.864 comerciais leves e 579 caminhões
- as três fábricas brasileiras (Camaçari, Taubaté e Horizonte) somam 6.171 empregos