Funções do Meu Inss: Veja o que o aplicativo permite fazer

funções do Meu INSS

As funções do Meu INSS podem ser de grande utilidade para todos os contribuintes ao INSS.

Meu INSS é uma ferramenta da Previdência Social criada para facilitar e agilizar à vida do cidadão.

A ferramenta está disponibilizada no site gov.br e, também, está disponível em formato de aplicativo para celulares, Android e IOS, Meu INSS.

Utilizando a ferramenta, o cidadão tem acesso a mais de 90 serviços que são prestados pelo INSS.

Porém, para utilizar o Meu INSS e conseguir usufruir de todos as funcionalidades, o cidadão precisa conhecer as funções do Meu INSS.

Em caso de utilizar a ferramenta por meio de aplicativo para celular, o usuário deve verificar se está utilizando a versão mais recente do aplicativo.

 

O primeiro passo para acessar as funções do Meu INSS

É preciso, primeiramente, se cadastrar na plataforma do governo gov.br.

Cadastrando uma única vez usuário e senha é possível ter acesso a todos os serviços públicos disponíveis virtualmente.

Para se cadastrar no gov.br é necessário o nº do CPF, preencher o nome completo e a data de nascimento. Também, terão que ser respondidas algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS.

Alguns sites de bancos disponibilizam um senha provisória que pode ser utilizada para realizar de forma ainda mais ágil o seu cadastro no Meu INSS.

Os bancos que disponibilizam esse serviço são: Banco do Brasil, Banese, Banrisul, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicoob.

 

Quais as funções do Meu INSS?

Por meio dessa ferramenta é possível solicitar serviços e benefícios do INSS sem ter que se deslocar até uma agência física.

Alguns dos benefícios que podem ser solicitados pelo Meu INSS, são, por exemplo:

  • – Aposentadoria;
  • – Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Seguro-desemprego, entre outros.
  • Além de benefícios, muitos serviços prestados pelo INSS também estão disponíveis nas funções do Meu INSS, como, por exemplo:
  • – Cadastrar ou renovar procuração.
  • – Alterar local ou forma de pagamento.
  • – Emitir de certidões.
  • – Solicitar recurso ou revisão de requerimentos, dentre outros.

Dentre as funções do Meu INSS, é possível, não apenas, solicitar o serviço, como também acompanhar o andamento do mesmo, basta utilizar o número do protocolo gerado no momento do requerimento.

 

Conheça as principais funções do Meu INSS

Dentre as principais funções do Meu INSS, estão:

  • – Agendamento/Solicitações e acompanhamento dos requerimentos.
  • – Solicitar Aposentadoria.
  • – Simular Aposentadoria.
  • – Emitir Extrato de Imposto de Renda.
  • – Declaração de Beneficiário do INSS.
  • – Extrato de Pagamento
  • – Extrato de Contribuição CNIS.

Esses são apenas alguns das funções do Meu INSS. Além de ser possível conferir dados cadastrais e os registros dos vínculos trabalhistas.

O trabalhador pode ser avisado em tempo real, por email ou SMS (mensagem de celular) sobre a concessão ou não do seu benefício e imediatamente entrar com recurso. Os documentos comprobatórios podem ser fotografados e anexados ao processo pelo aplicativo do celular ou escaneadas e enviadas pelo computador.

Esta regra sobre envio de documento pelas funções do Meu INSS vale, inclusive, para atestados médicos, que serão posteriormente avaliados pela perícia.

Outra função do Meu INSS muito útil é quando o usuário deseja fazer a mudança do meio de recebimento do benefício, ou seja, quem recebe por cartão magnético pode transferir para a conta corrente, para isso basta logar no Meu INSS clicar na opção “Transferir Benefício para Conta Corrente”.

O Extrato de Empréstimo é uma função do Meu INSS que deve ser utilizada com frequência por aqueles beneficiários que contrataram empréstimo consignado, para verificar se os descontos estão de acordo com o contrato. Embora ilegais, são comuns as situações onde o beneficiário é lesado pelas financeiras que prestam este tipo de serviço.

Para ver de modo mais detalhado estas informações sobre as funções do Meu INSS clique aqui

Informações importantes sobre benefícios do INSS clique aqui.

Deixe um comentário