O governo federal anunciou hoje em um evento no Palácio do Planalto a antecipação do pagamento do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas do INSS.
Com essa medida, o governo espera beneficiar 31 milhões de segurados e injetar na economia certa de R$ 50 bilhões.
Com a antecipação, a primeira parcela será creditada no mês que vem, em abril e a segunda, em maio, de acordo com o calendário mensal dos benefícios.
Tradicionalmente, essas parcelas são pagas em agosto e dezembro.
O 13º salário dos aposentados vai começar a cair na conta em abril a partir do dia 25, de acordo com o número final do benefício, sem o dígito, conforme calendário abaixo.
Essa data vale para quem ganha até 1 salário mínimo. Para quem ganha mais de 1 salário, a primeira parcela do 13º do INSS será liberada a partir do dia 2 de maio.
A segunda parcela do 13º do INSS será paga a partir do dia 25 de maio, para quem ganha até 1 salário mínimo. E para quem ganha acima do salário mínimo, o pagamento será a partir do dia 1º de junho.
Lembrando que os beneficiários com renda acima do piso recebem a partir do primeiro dia útil do mês seguinte ao da competência que está sendo paga.
Mas afinal quem tem direito ao 13º do INSS?
De acordo com a lei, todos as pessoas que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão do INSS têm direito ao 13º salário do INSS.
A gratificação natalina não é paga a quem ganha benefícios de assistência social como o BPC e Renda Mensal Vitalícia.
Veja mais informações no vídeo abaixo: