Fui aprovado para receber o empréstimo consignado Caixa Tem?
Desde que o Ministério da Cidadania liberou portaria autorizando alguns bancos a concederem empréstimo consignado para beneficiários de programas sociais, muita gente tem se perguntando como saber se o empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi aprovado pela Caixa.
Se você também tem essa dúvida ou está tendo dificuldades em contratar o empréstimo através do Caixa Tem, esse texto foi feito para você. Continue lendo porque vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Empréstimo consignado Caixa Tem: como funciona?
A Caixa Econômica é um dos bancos que foi autorizado pelo Ministério da Cidadania a oferecer empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil.
Através dessa modalidade de empréstimo, os beneficiários do Auxílio Brasil ou quem recebe o BPC, ou seja, o Benefício da Prestação Continuada, pode solicitar empréstimo consignado para pagar em até 24 meses.
Empréstimo consignado Caixa Tem: como solicitar?
A solicitação de crédito pode ser feita através do Caixa Tem, clicando na opção Empréstimo Auxílio Brasil no aplicativo.
Depois de responder ao questionário e clicar em continuar, você precisará clicar em simular e contratar, para finalizar o processo clicando em consignado.
O aplicativo vai mostrar as principais informações sobre a operação, ou seja:
- O valor total do empréstimo
- O valor por parcela e a duração do contrato
- Quanto passará a ser o Auxílio Brasil após a contratação do empréstimo
- E a taxa de juros da operação.
O processo é rápido, mas muitas vezes após seguir todos os passos, o aplicativo mostra a mensagem: “Desculpe, não foi possível realizar a operação. No momento, você não consegue contratar o empréstimo consignado.”
Quando isso acontece, a contratação não funcionou. Os motivos são vários, mas um muito comum pode ser o fato de o beneficiário estar com o cadastro desatualizado no Auxílio Brasil. Ou então, ser beneficiário do programa a menos de três meses.
Empréstimo consignado Caixa Tem: como saber que deu certo?
A operação de solicitação só estará confirmada quando, ao término do processo, você receber a seguinte mensagem:
“Sua proposta de contrato está em análise e o resultado sai dentro de 48 horas. É só aguardar! Não precisa se preocupar, você vai receber o resultado por mensagem. Se aprovado, o dinheiro cai na conta que você recebe o benefício.”
Essa mensagem significa que a minha solicitação foi aprovada?
Ainda não. Isso significa que você conseguiu cumprir a etapa de solicitação.
A partir de então, é necessário esperar as 48 horas informadas pelo Caixa Tem para saber se o empréstimo foi aprovado.
Mas vale ressaltar aqui que em muitos casos a Caixa está demorando mais que esse prazo dado no aplicativo, ok?
Caso a solicitação seja aprovada após a análise da Caixa, o beneficiário pode consultar esses status dentro do aplicativo do Caixa Tem.
Para consultar você precisa estar com o aplicativo atualizado, então verifique na sua loja de aplicativos se o seu Caixa Tem está atualizado.
É só digitar Caixa Tem na playstore se você tiver celular com android ou digitar Caixa Tem na Applestore se você tiver iphone.
Em alguns casos mesmo atualizando o aplicativo não é possível verificar o status da proposta, nesses caso minha sugestão é excluir o app do caixa tem e baixar de novo.
Após atualizar o Caixa Tem, entre em consignado auxílio, depois clique na opção ver meus contratos e lá vai estar aparecendo se você foi aprovado. Caso ainda esteja em análise vai estar com o status de em processamento ou em branco.
Como dito anteriormente essa análise pode demorar mais de 48 horas de acordo com alguns relatos que recebemos, porém, após o status estará como aprovado, ou seja, se após a análise da caixa sua solicitação foi aprovada no Caixa Tem, a caixa é obrigada a realizar o pagamento em até 48 horas úteis, esse prazo está na portaria que regulamentou o empréstimo, ok?
Então, após confirmada a aprovação em até 48 horas uteis o dinheiro vai cair na sua conta que você recebe seu auxílio Brasil, inclusive temos relatos de pessoas que receberam antes de concluir esse prazo de 48 horas úteis.