Os beneficiários do Auxílio Brasil que são declarados como família unipessoal ou que estão com alguma irregularidade nos dados do CadÚnico, estão recebendo mensagens dentro do aplicativo do Caixa Tem alertando que é necessário realizar a averiguação de composição familiar.
Nessa mensagem consta um prazo limite para que a regularização do cadastro seja feita e se o beneficiário não cumprir com esse prazo estipulado, o benefício pode ser bloqueado.
Pente-fino Auxílio Brasil
O ministro do desenvolvimento social, Wellington Dias, afirmou que 10 milhões de beneficiários do programa Auxílio Brasil estão na mira para essa análise de dados e desses 10 milhões, ele afirmou que pelo menos 60% estão tendo os seus cadastros averiguados com prioridade, nesse grupo entraram as famílias unipessoais.
Wellington Dias acredita que há uma grande probabilidade de irregularidades e por esse motivo, esses beneficiários que não se enquadram nas regras do programa e que mentiram no cadastro, estão correndo um grande risco de perder o benefício.
Essa averiguação está sendo realizada devido a esse aumento grandioso no número de famílias formadas por uma pessoa só.
O que a equipe utilizou para chegar a essa conclusão, foi que há 4 anos atrás, aproximadamente 1 milhão e 800 mil famílias unipessoais estavam cadastradas no CadÚnico e em 2022, esse número cresceu de forma exorbitante, alcançando 5 milhões e 500 mil famílias declaradas nessa categoria e isso preocupou o governo.
O objetivo desse pente-fino nos cadastros, é verificar se existe alguma fraude ou alguma inconsistência nos dados dos beneficiários para que assim, o programa de distribuição de renda seja ofertado para aquelas famílias que realmente precisam.
Alguns beneficiários do programa que estão com irregularidades nos cadastros estão recebendo a seguinte mensagem:
Na mensagem está escrito o seguinte, “SUA FAMÍLIA ESTÁ EM AVERIGUAÇÃO CADASTRAL UNIPESSOAL. ISSO SIGNIFICA QUE O MINISTÉRIO DA CIDADANIA IDENTIFICOU POSSÍVEIS INCONSISTÊNCIAS NA COMPOSIÇÃO FAMILIAR REGISTRADA NO CADASTRO ÚNICO. O RESPONSÁVEL FAMILIAR DEVE REGULARIZAR O CADASTRO DA FAMÍLIA ATÉ JANEIRO DE 2023 NO CRAS OU NO SETOR RESPONSÁVEL PELO CADASTRO ÚNICO DE SUA CIDADE.”
De acordo com o que é informado na mensagem essa família está passando pelo processo de averiguação cadastral pois o ministério da cidadania encontrou inconsistência nos dados pessoais que foram cadastrados por essa família.
É dito que para não perder o direito ao benefício, o segurado precisa comparecer presencialmente até o CRAS mais próximo ou até uma unidade que realize atendimentos referentes ao cadastro único, até o final do mês de janeiro.
Verifique se seu cadastro está atualizado
É muito importante que o segurado entre no aplicativo do cadastro único para verificar se o cadastro está atualizado.
O aplicativo do Cadastro Único vai sinalizar se você precisa ou não atualizar os dados, ele apresenta um esquema de cores (verde, amarelo e vermelho) para indicar sua situação.
Dessa forma, para verificar se você precisa ou não atualizar seus dados no sistema do CadÚnico, acesse o aplicativo pelo seu celular.
O login é feito pelo GOV.BR, use o seu CPF e a sua senha cadastradas nesse portal.
Ao entrar no aplicativo, você vai clicar em “consulta simples” ou se preferir em “consulta completa”.
Se ao clicar em consulta simples o quadradinho estiver verde, significa que o cadastro da sua família está está atualizado e você não precisa se preocupar.
Se estiver amarelo, seu cadastro está quase desatualizado e nesse caso em breve você vai precisar realizar a atualização de seu cadastro.
Caso esteja em vermelho, seu cadastro precisa ser atualizado com urgência, ou seja, você precisa fazer essa atualização o quanto antes pois os seus dados estão desatualizados no sistema do governo e dessa forma, você corre o risco de perder o direito aos benefícios sociais.
Se seu cadastro estiver desatualizado, a orientação é que você vá presencialmente até uma unidade do CRAS ou até um setor responsável pelo cadastro único, com seus documentos em mãos para realizar essa atualização.
Se você não conhece nenhuma unidade do CRAS em sua cidade e não sabe aonde deve ir para atualizar o seu cadastro, o próprio aplicativo lhe dá a solução.
Os postos de atendimento estão disponíveis no próprio aplicativo do CadÚnico, na tela inicial, para encontrá-los, basta clicar em “postos de atendimento”.
Ao selecionar essa opção, clique acima da opção que aparece o seu estado e o seu município para que o aplicativo possa localizar o posto mais próximo de você.
Feito isso, o aplicativo mostrará todos os postos de atendimento que atuam em sua região, escolha o que melhor lhe atende e vá presencialmente realizar sua atualização cadastral.
É importante estar portando todos os documentos necessários para que essa conferência de dados seja feita.
Os documentos são:
- Para o responsável pela família – CPF ou Título de Eleitor;
- Para os demais membros da família – Qualquer documento de identificação podendo ser Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; RG; Carteira de Trabalho; ou Título de Eleitor.
É muito importante manter os seus dados sempre atualizados, pois caso contrário você pode correr o risco de perder o direito aos benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, o Auxílio gás, o Bolsa Família, entre outros.