Caixa reconhece erro e afirma que vai desbloquear o Bolsa Família de milhares de beneficiários nos próximos dias

A Caixa Econômica Federal, instituição financeira responsável pelos depósitos do Bolsa Família, alegou ter errado em efetivar alguns bloqueios e que realmente, muitas famílias haviam sido bloqueadas injustamente.
Novo cartão Bolsa Família

Recentemente muitos beneficiários do Bolsa Família tiveram o seu benefício bloqueado e não conseguiram realizar o saque dos valores.

Apesar de o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, ter concedido entrevistas dizendo que esses bloqueios aconteceriam por conta das irregularidades nos dados do Cadastro Único, muitos beneficiários estavam alegando ter tido o pagamento bloqueado, mesmo se enquadrando em todos os requisitos exigidos.

Foi aí que a Caixa Econômica Federal, instituição financeira responsável pelos depósitos do Bolsa Família, alegou ter errado em efetivar alguns bloqueios e que realmente, muitas famílias haviam sido bloqueadas injustamente.

Para corrigir o erro, o banco emitiu um comunicado alertando as unidades de atendimento do cadastro único, sobre o desbloqueio do benefício que ocorre nos próximos dias.

Alerta sobre os desbloqueios nas unidades de atendimento do CRAS

A imagem abaixo diz respeito a uma nota de esclarecimento que se encontra exposta em uma unidade de atendimento do Cadastro Único.

Desbloqueios Bolsa Família
Desbloqueios Bolsa Família

Nela é dito que para as famílias que se declaram como unipessoais e que tiveram o benefício bloqueado, em razão da capacidade operacional dos sistemas, o processo do desbloqueio será feito de modo escalonado, ou seja, ordenado por grupos.

Bolsa Família desbloqueado gradativamente

De acordo com o que consta neste anexo, para os beneficiários com NIS de final 0, os desbloqueios foram realizados no dia 29 e dessa forma, os pagamentos serão efetuados normalmente no próximo dia 31.

Já para os beneficiários com NIS de final 1 e 2, os desbloqueios também foram feitos no dia 29 e dessa forma, o pagamento estará disponível no dia 30, quinta-feira.

Para os beneficiários com NIS de final 6,7 e 8, desbloqueio no dia 30 e pagamento liberado no dia 31, sexta-feira.

Por fim, para os beneficiários com NIS de final 3,4,5 e 9, os desbloqueios serão feitos no dia 31, sexta-feira, e o pagamento estará liberado no sábado, dia 01 de abril.

Esse documento se encontra exposto em uma unidade de atendimento do CRAS, alertando os beneficiários sobre a liberação dos pagamentos de forma gradual, ou seja, aos poucos.

Portanto, para aquelas famílias unipessoais que estavam com o benefício bloqueado nos últimos dias, entre nos aplicativos do Bolsa Família e do Caixa Tem e confira se já está liberado para saque.

Se estiver, o valor não cairá diretamente em sua conta, devido ao atraso, será necessário ir presencialmente até uma agência da caixa ou até uma lotérica, para conseguir retirar o dinheiro.

Caixa
Fonte: Correio Brasiliense

Bloqueios seguem sendo feitos nos próximos meses

O governo continuará realizando os bloqueios nos próximos meses, assim como foi confirmado pelo ministro Wellington Dias, porém, daquelas famílias que estão recebendo de maneira indevida, ou seja, não se enquadram nas regras estabelecidas.

Wellington Dias fala sobre Bolsa Família
Valor Econômico – Globo

Portanto, se você recebeu alguma mensagem em seu aplicativo solicitando atualização de dados, ou se você se declarou como unipessoal morando com outras pessoas, vá até o CRAS mais próximo e atualize esses dados, pois caso contrário você corre o risco de perder o direito a receber o Bolsa Família.

Mas para aqueles que se enquadram em todas as regras e estão com os dados do Cadastro Único atualizados, não há com o que se preocupar, pois o governo continuará realizando os depósitos normalmente.

Deixe um comentário