O Ministério do Desenvolvimento Social está realizando um processo de verificação nos dados do Cadastro Único, com a intenção de identificar e retirar do programa Bolsa Família aquelas famílias que estejam recebendo o benefício de maneira indevida.
Para alertar os beneficiários sobre possíveis bloqueios, o governo está emitindo avisos por meio dos aplicativos Caixa Tem e Bolsa Família.
Bloqueios Bolsa Família
Entre março e abril, o Ministério do Desenvolvimento Social realizou um bloqueio em massa de aproximadamente 2,5 milhões de cadastros unipessoais que apresentavam sinais de irregularidades.
Para alertar os beneficiários sobre possíveis bloqueios, avisos estão sendo emitidos nos aplicativos Caixa Tem e Bolsa Família.
No entanto, a mensagem que tem chamado mais atenção é “Bloqueado, referência 05/2023”. Isso ocorre porque, essa mensagem pode ou não estar relacionada ao bloqueio do benefício.
Existem algumas situações em que o benefício pode se encontrar nesse status de bloqueado.
Data de pagamento
A primeira é se ainda não chegou à data de pagamento do seu benefício, que é definida com base no último dígito do NIS.
Portanto, se a mensagem “Bloqueado, referência 04/2023” está aparecendo no seu aplicativo, é possível que o Ministério do Desenvolvimento Social já tenha enviado o valor do seu benefício para a instituição financeira responsável pelo depósito, mas ele estará bloqueado até a data de seu pagamento.
É crucial verificar todos os aplicativos, extrato bancário e até ligar para a central 111 para excluir as possibilidades de bloqueio.
Saque do benefício
A segunda situação em que o benefício pode estar bloqueado é quando você recebe o benefício e efetua o saque, pois, nesse caso, o benefício ficará temporariamente bloqueado até que os valores do próximo mês sejam disponibilizados.
Inconsistências nos dados
A terceira, é se ao realizarem o depósito do valor referente ao pagamento do beneficiário na Caixa Econômica, o Ministério do Desenvolvimento Social identificou alguma irregularidade no cadastro da família.
Neste caso, o benefício é bloqueado devido a inconsistências nos dados informados no cadastro e para reaver o pagamento o beneficiário precisa realizar a atualização de suas informações.
Novos bloqueios em maio
Em maio, o Ministério do Desenvolvimento Social está focado em implementar o novo sistema operacional do Bolsa Família, para que em junho tudo esteja em conformidade com a medida provisória.
No entanto, não é descartada a hipótese de continuarem revisando os cadastros dos beneficiários do Bolsa Família. Portanto, se você recebeu alguma notificação do governo solicitando a atualização dos dados do Cadastro Único e ainda não fez essa atualização no CRAS, existe sim a possibilidade de ter o benefício bloqueado, cancelado ou suspenso.
Porém, se você já atualizou os dados corretamente e cumpre todos os requisitos do programa, não se preocupe, pois em breve o benefício voltará a ser concedido à sua família.
Em breve os pagamentos do mês de maio se iniciam, portanto, aguarde até o seu início.
Caso tenha chegado o dia de seu pagamento e você não receba, vá ao CRAS mais próximo e busque esclarecimentos sobre o motivo de não ter recebido o benefício. Se for por falta de atualização, atualize seus dados o quanto antes.
É preciso analisar todas as possibilidades. Se essa mensagem aparece no seu aplicativo do Cadastro Único, por exemplo, consulte o aplicativo do Bolsa Família e ligue para a central 111 para conhecer a situação atual do seu benefício.
Se você não receber e os aplicativos não informarem o motivo do bloqueio, vá ao CRAS mais próximo com seus documentos em mãos e solicite uma verificação.