O governo está conduzindo uma revisão cadastral para identificar e remover do programa aqueles que estão recebendo o Bolsa Família de forma irregular, ou seja, que não atendem a todos os requisitos necessários.
Revisão Cadastral Bolsa Família
Devido à revisão dos cadastros, mais de 4 milhões de beneficiários tiveram o pagamento do Bolsa Família bloqueado, cancelado ou suspenso nos últimos meses. A verificação de inconsistências na composição familiar resultou no bloqueio desses benefícios.
Recentemente, o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, concedeu uma entrevista em que falou sobre esses procedimentos. Ele afirmou que em abril as pendências daqueles que realizaram a atualização corretamente e que se enquadram dentro das regras estabelecidas foram retiradas do Sibec e que em maio eles voltarão a receber.
Estar devidamente inscrito no Cadastro Único e com os dados atualizados são alguns dos critérios essenciais para receber o Bolsa Família. Os beneficiários com cadastro irregular ou desatualizado correm o risco de ter seus benefícios bloqueados.
Quando realizar a atualização do cadastro único, para continuar fazendo parte do Bolsa Família?
O aplicativo oficial do programa de transferência de renda tem alertado os beneficiários sobre a situação do benefício. Portanto, se ele tiver dúvidas sobre a atualização do cadastro, ele pode acompanhar para aprender como realizar essa consulta.
O aplicativo do Cadastro Único é bastante fácil de usar. Para verificar se ele precisa ou não atualizar seus dados, ele utiliza um código de cores: verde ou vermelho, indicando a situação do seu cadastro.
Como verificar a situação de meu cadastro?
Para verificar se é necessário atualizar seus dados no sistema, ele pode acessar o aplicativo do Cadastro Único em seu celular. O login é feito pelo GOV.BR. Ele pode utilizar o CPF e a senha cadastrada nesse portal.
Em seguida, clique em “consulta simples” ou em “consulta completa”.
Se, ao clicar em consulta simples, o quadrado estiver verde, significa que o cadastro da sua família está atualizado e ele não precisa se preocupar.
Mas agora para os beneficiários que, ao consultarem a situação do benefício, recebem uma notificação em vermelho, é necessário atualizar o cadastro o mais rápido possível, pois os dados estão desatualizados no sistema do governo e isso resultará no bloqueio do benefício.
Para os beneficiários que tiveram o benefício bloqueado nos últimos meses e ao consultarem a situação de seu cadastro no aplicativo se deparam com esta mensagem em vermelho, devem realizar a atualização dos dados nos postos de atendimento do CRAS o quanto antes.
Para realizar essa atualização, o beneficiário precisará levar os seguintes documentos: CPF, título de eleitor e comprovante de residência atualizado de todos os integrantes da família.
Se o beneficiário cumprir com todos os requisitos do programa Bolsa Família, o benefício será restabelecido, incluindo as parcelas retroativas que foram suspensas nos meses anteriores. Portanto, se ele é beneficiário do Bolsa Família, ele deve verificar regularmente a situação do seu cadastro por meio do aplicativo do Cadastro Único e tomar as medidas necessárias caso seja solicitada a atualização dos dados.
Lembrem-se que este não é o fim da revisão cadastral e novos bloqueios vão sim acontecer. Esse processo vai decorrer até dezembro deste ano. Portanto, esteja atento à situação de seu benefício e caso necessite de atualizações, vá o quanto antes realizar este processo.
Calendário de pagamentos Bolsa Família maio
Os pagamentos do Bolsa Família para o mês de maio já foram divulgados pelo MDS.
Os depósitos serão efetuados seguindo o que consta no calendário oficial divulgado pelo governo. Os municípios que se encontram em estado de calamidade continuam tendo o benefício depositado de maneira antecipada para todas as famílias, independente da numeração final do NIS.
Para os demais, os valores são depositados levando em consideração a numeração final do NIS e os depósitos programados para segunda-feira, podem ser antecipados para o sábado anterior, sendo assim:
- NIS de final 1, pagamento dia 17.
- NIS de final 2, pagamento dia 20, podendo ser antecipado para o dia 18.
- NIS de final 3, pagamento dia 21.
- NIS de final 4, pagamento dia 22.
- NIS de final 5, pagamento dia 23.
- NIS de final 6, pagamento dia 24.
- NIS de final 7, pagamento dia 27, podendo ser antecipado para o dia 25.
- NIS de final 8, pagamento dia 28.
- NIS de final 9, pagamento dia 29.
- NIS de final 0, pagamento dia 31.
Os valores são depositados no Caixa Tem. Sendo assim, é possível realizar pix e transferências pelo próprio aplicativo e também é possível realizar o saque na agência ou em uma lotérica correspondente.