O que há de empreendedores a ficar somente dependendo de campanhas pagas de marketing é entristecedor. Quando o assunto é startup, nós nos lembramos de algo criativo, tirado de poucos recursos financeiros e que tem um potencial enorme para crescer, pois é algo bastante inovador. Ainda mais na campanha de marketing, que deveria ser uma das áreas especiais de toda startup. Mas, a realidade é bem diferente, e muitas ficam dependendo de vários mecanismos pagos que, claro, trazem certo retorno, mas que não estreitam os lações entre os clientes e a empresa.
Desprezar alternativas inteligentes e gratuitas, que podem fazer com que o seu negócio cresça de uma forma surpreendente é, no mínimo, incoerente.
MINISTRAR PALESTRAS E CURSOS SOBRE SEU PRODUTO OU SERVIÇO
Testamos falando do poder da informação. Se você tem informações preciosas na sua mão e elas são a chave do sucesso para o seu negócio ou startup, por que não propagá-las?
Se você vende um produto inovador no mercado e que pretende revolucionar algo, ou melhor, você quer que as pessoas pensem dessa forma, faça a sua propaganda da melhor forma possível: trazendo conhecimento para os consumidores, criando valor, agregando…
Crie palestras ou cursos que podem ser ministrados através da internet ou presencialmente. Tudo hoje contribui para que isso seja feito sem dificuldade alguma.
Um empreendedor que domina a fala e tem coisas importantes e interessantes a dizer, com toda a certeza vai ser chamado para palestrar em vários outros lugares e convenções que existem por aí. Essa é a sua chance de mostrar o que você pode fazer na frente de várias empresas e consumidores ávidos por tecnologia, entre outros tipos de perfis que você se interessa. Trabalhe para criar um nome de referência, garantindo credibilidade ao seu produto ou serviço.
DESENVOLVER CONTEÚDO DIGITAL
Há uma tendência que você não pode ignorar: se você não produzir conteúdo para a internet, você estará perdendo uma grande oportunidade de garantir novos clientes e ampliar o seu território. Isso é ainda mais decisivo se você representa uma startup.
Sabe aquela história de ter o poder da informação nas mãos? Então, é a mesma coisa. Escrever um artigo informativo é uma excelente ideia de passar confiança, conhecimento sistematizado e organizado, e a propaganda de seus produtos através de uma forma inteligente e que entenda que os consumidores são bem mais do que robôs que precisam de um serviço.
Então, viralize. Vá atrás dos vídeos bem feitos, curtos e que passem a mensagem de uma forma sintetizada, direta e inteligente. Ative os gatilhos e consiga e-mails de pessoas que estão interessadas no que você faz e que possivelmente vão converter tais e-mails em compras e solicitações.
O conteúdo digital é o básico que você deve ter na internet para não passar batido por alguém que está louco para conseguir exatamente o produto que você está vendendo. Não perca nenhuma oportunidade de atrair clientes.
ESTABELECER PARCERIAS COM EMPRESAS BEM POSICIONADAS
Pode até parecer que você é apenas um interesseiro, mas o NÃO você já possui certo? Vá em frente! São negócios! Você pode estabelecer parcerias com empresas que estão bem posicionadas, mas isso só será possível se você oferecer um serviço que tais empresas estejam precisando e vice-versa. Um serviço complementar, talvez.
Para isso, foque-se na sua qualidade e na capacidade de manter relações. Suastartup precisa de muitas conexões para crescer. Ative suas contas nas redes sociais, participe de congressos, workshops, eventos, palestras, tudo o que envolva a sua área de trabalho e que traga vários profissionais da área e afins. Isso tudo vai expor o seu trabalho ao mundo e, consequentemente, vai atrair clientes aos montes.
No final, você irá perceber que não precisa tanto de campanhas pagas de marketing para ser bem sucedido. Ainda existem coisas boas de graça!
Só não se esqueça que essas coisas não podem incluir o seu produto.
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